08/03/2021

Dicas para dar segurança e conforto para gatos em apartamento

O gato é um animal divertido, carinhoso e muito companheiro, que tem um forte apego ao lar. Criar gato em apartamento não é uma tarefa tão difícil quanto parece – o mais importante é tomar algumas precauções e preparar o ambiente para seu bichano ficar seguro e ser muito feliz!

Cuidando do seu gatinho: tudo o que você precisa saber!

O gato é um pet incrível para se ter no lar, seja qual for o tamanho dele: ele é silencioso, independente e bastante apegado à casa. O importante é criar as condições ideais para que ele esteja seguro e confortável para se adaptar. Criar seu gato no apê pode ser mais fácil e divertido do que você imagina.

Quer saber como? Olha só as dicas que o blog Decohouse preparou para você:

1 – Segurança para criar seu gato em apartamento

Seja um filhotinho ou gatinho senil, a primeira e mais importante dica de todas é telar todas as janelas do apartamento. Isso é fundamental para garantir a segurança do seu pet, pois os gatos são animais muito curiosos, e por mais equilíbrio que tenham, podem correr sérios riscos se você não bloquear todas as passagens do apê.

Seu gatinho vai se apaixonar por ficar olhando o mundo da janela e até tirar um cochilo escorado na tela da janela, sentindo a brisa da tarde. Com essa medida simples mas muito efetiva, você vai poder ficar em paz com o bem-estar do seu felino.

2 – Castre seu gato

Além de instinto de curiosidade, os gatos costumam ser aventureiros e também brigões em determinados momentos, especialmente durante as épocas de cio. E se sua gatinha ou gatinho não forem castrados, você pode ter problemas com a vizinhança quando junto da época chegar a miação.

É natural que durante esse período os felinos fiquem inquietos e causem alguns desconfortos com a vizinhança. Isso sem mencionar que em épocas de cio, alguns gatos macho começam a fazer xixi nos móveis da casa.

Um gato castrado é bem mais pacífico, não sofre com seus instintos e também não desenvolve problemas relacionados ao sistema reprodutor. Castrar é um gesto de carinho 😍

3 – Pense no seu pet ao decorar o ambiente

Não foi à toa que falamos da curiosidade felina: eles vão cutucar, derrubar, arranhar, e precisamos entender sua natureza e adaptar nossos ambientes. Evite peças de vidro e cerâmica como mini jardins, estátuas e vasos pequenos em alturas em que os gatos tenham acesso para não ter surpresas.

Que tal preparar um ambiente especial para seu gatinho? O macramê é uma técnica que vai deixar seu gato apaixonado: você pode preparar uma rede para ele tirar seus cochilos (o que vai te poupar de alguns pelos no sofá) ou mesmo um painel para ele arranhar e manter suas garras afiadas.

4 – Cuidando dos pelos de gato em apartamento

Infelizmente, os bichanos soltam bastante pelo, especialmente quando ficam mais velhinhos, e além de se acumularem no sofá e pelos cantos da casa, os pelos do gato podem causar alguns problemas estomacais, já que os gatos estão sempre se lambendo.

Para evitar o excesso de bolas de pelo pela casa, é importante dar uma bela escovada no seu companheiro ao menos uma vez a cada dois ou três dias. Isso mantém a casa limpa, diminui o acúmulo de pelos em seu estômago e também dá um brilho especial na pelagem.

5 – Tenha plantas amigáveis aos gatos

Os felinos adoram plantas, especialmente decorações de flores e gramíneas. Você pode plantar um pouquinho de pipocas, aquelas que você compra em pacotinhos no mercado, mesmo. Elas crescem pouco e dão graminhas que os gatos adoram mastigar.

Evite aromas cítricos em casa, em plantas e até na hora de praticar aromaterapia; eles costumam ser sensíveis e ficar incomodados com esse tipo de cheiro.

6 – Cuida da caixa de areia do bichano

Falando em cheiro, um dos maiores problemas que quem tem gato em casa relata é o da caixa de areia. O xixi felino tem um cheiro geralmente bem forte, e se você mora em um espaço pequeno, é importante limpar a caixinha de areia até mais de uma vez ao dia quando perceber que o felino a usou. Até porque os próprios gatos também se incomodam com sua caixa de areia suja.

Você pode substituir a areia por extrato de mandioca moído e outras opções mais sustentáveis e baratas.

7 – Cuide da saúde física e mental de dele

Geralmente os apês não têm muito espaço para seu gato correr e se exercitar, então é importante oferecer uma alimentação bem balanceada para evitar que ele atinja o sobrepeso e comece a comer compulsivamente.

O ideal é dar comida de duas a três vezes ao dia ao invés de manter ração sempre à disposição. Assim ela não fica murcha.

Também é importante lavar sempre seu pote de água para eliminar o acúmulo de bactérias. Esfregue com uma bucha e mantenha a água sempre fresquinha.

Evite deixar água e ração juntos, o melhor é dispor um longe do outro e, para incentivar seu gato a beber água, você pode comprar para ele um bebedouro que mantém a água sempre em fluxo, já que o fluxo de água e o acesso longe da comida ativam mais seus instintos selvagens de caça.

Muitos gatos de apartamento são potenciais candidatos ao sobrepeso, então não deixe de oferecer brinquedos dinâmicos, que ele mesmo consiga usar quanto também brincar muito com seu amigo. Os gatos são brincalhões a vida toda, é só criar um estímulo que a brincadeira vai longe!

Extra: Como tirar cheiro de gato de apartamento

Infelizmente, alguns ambientes podem ficar com o cheiro do xixi impregnado, por isso é tão importante substituir a areia e também lavar a caixinha. Mas lave ela com uma solução de vinagre e bicarbonato com água morna, deixando um pouco de molho e renove sempre a limpeza.

Você pode usar essa solução para limpar o sofá, também, desde que não encharque o tecido – o mais importante é esfregar bastante.

Se você mantiver o espaço dele bem limpinho, é pouco provável que o gato faça xixi em outros lugares.

 

E aí, esse post ajudou a adaptar seu felino? Temos certeza de que ele vai curtir ainda mais seu apartamento depois de todas essas dicas! E para acompanhar mais dicas de decoração e cuidados com o ambiente, é só seguir o blog da Decohouse e nos encontrar nas redes sociais, também, estamos sempre por aqui para trazer as melhores ideias para encher seu ambiente de carinho!

Até a próxima!


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!