19/02/2021

Conheça o que é Feng Shui e como ele vai transformar o seu ambiente

A sabedoria do Oriente sempre esteve um passo adiante nos mais variados temas, desde os alfabetos, a medicina, a química e até o conceito de bem-viver, que é cada dia mais admirado no mundo contemporâneo.

Se você é fã do universo zen, precisa saber o que é Feng Shui, um dos seus conceitos mais interessantes e produtivos para decorar todos seus ambientes! Quer saber mais sobre como utilizar a decoração para transmitir paz, alegria e muito afeto?

Acompanhe a leitura:

O que é Feng Shui e como ele pode ser aplicado na decoração da sua casa

A sabedoria Chinesa é e continua sendo uma das mais profundas. O Taoísmo é uma filosofia sobre o equilíbrio, o bem viver, e você certamente já viu muitas vezes o seu principal símbolo, o ying-yang. Ele simboliza o equilíbrio entre as diferentes formas de energia e como elas são complementares e fluem sobre e através de tudo.

Entender o que é Feng Shui exige um grande aprofundamento, especialmente nas práticas oraculares com o I Ching, os elementos, a geometria, mas entender o “caminho” do taoísmo exige muito mais sensibilidade, ligação com a natureza, e isso tem tudo a ver com quem ama a filosofia zen, não é?

O Taoísmo estuda muito a disposição das formas, cores e elementos, e o Feng Shui é justamente essa disciplina, que busca encontrar a melhor maneira de harmonizar cada ambiente através da fluidez das energias positivas e da neutralização das energias negativas, e isso envolve desde a disposição dos móveis e decoração até onde a casa foi construída.

Baguá Feng Shui – como funciona?

Para fazer esse processo de harmonizar, existe uma espécie de bússola desenvolvida pelos sábios para auxiliar na harmonização, e ele funciona da seguinte forma:

O baguá é um octagrama, uma espécie de quadro com oito lados, que deve ser pendurado junto à porta de entrada do seu ambiente, por onde entram as energias. Cada um dos lados tem um conjunto de propriedades, um aspecto da vida, um ponto cardeal, uma cor, um elemento, uma pedra, uma planta, uma fórmula e ainda há mais interpretações possíveis, que são determinadas pelos tetragramas do I Ching, um conjunto de três linhas popular nessa prática.

Com o baguá pendurado na porta de entrada, cada região da casa vai ficar marcada em um dos lados do octagrama, e no centro fica o ying-yang, simbolizando o fluxo de energias boas e ruins e como elas vão ser canalizadas em cada parte da casa.

Por exemplo: a parte da entrada significa a área da carreira, do trabalho, especialmente em empreendimentos, ela rege as influências sobre as pessoas que você recebe no ambiente, a concretização, a confiança.

Cada outra área de influência da casa vai ser determinada pela estrutura do baguá baseado na área de entrada da sua casa. Preparamos uma pequena lista sobre cada uma dessas áreas de influência ou guá:

Guá do trabalho e da carreira

Elemento: Água

Cores: Preto e demais tons escuros
Formas: Formas mais sinuosas e soltas
Pedra: Turmalina

Planta: Jasmin

Esse guá envolve a influência, a fluidez da água e das formas sinuosas ao mesmo tempo que evoca o magnetismo e o poder de isolamento energético da turmalina, para evitar o acúmulo de estresses. É um ambiente de receptividade, de criar boas impressões e transmitir confiabilidade. Fontes de água corrente e plantas são sempre bem-vindas para dar a melhor recepção.

Guá da espiritualidade e sabedoria

Elemento: Terra

Cores: Verde, violeta e azul

Formas: Quadradas
Pedra: Lápis Lazúli

Planta: Arruda

Esse é o ambiente de busca por autoconhecimento. Não é raro que seja uma sacada ou área de convívio externa, com uma relação maior com a natureza. Vale a pena investir em flâmulas e pôsteres com mandalas e padrões geométricos.

É um ambiente propício para o uso de incensos, especialmente aqueles mais fortes e purificadores, como a arruda, o olíbano e o breu branco. É um espaço de recolhimento, oração e meditação, onde costuma haver os altares e figuras religiosas, que deve ser tratado com respeito e sempre cuidado em reverência.

Guá da amizade

Elemento: Metal

Cores: Branco e cinza

Formas: Ovais e esféricas
Pedra: Ametista

Planta: Margarida

Área que costuma ser voltada para a recreação com os amigos, para receber visitas. Invista em mesas redondas, para todas as visitas terem voz e verem umas às outras na hora de conversas, adicione espelhos ovais nas paredes para concentrar a boa troca de energia e use o espaço para fazer planos de viagem e visitas com quem receber em casa.

Guá do relacionamento

Elemento: Terra

Cores: Rosa 

Formas: Quadrada
Pedra: Quartzo rosa

Planta: Hibisco

Lugar de intimidade, de cuidado e afeto. O guá do relacionamento costuma ser a área do quarto de casal, com tons que inspirem ternura e intimidade. É importante que não haja excesso de energias no feng shui para o quarto, como TVs, e relógios digitais. Não use o quarto para trabalhar e tenha bastante canalizadores de energias produtivas, como cristais de quartzo rosa e muitas plantas.

Guá da prosperidade

Elemento: Madeira

Cores: púrpuras

Formas: ovais
Pedra: Malaquita
Planta: Manjericão

Esse é o ambiente de trabalhar duro, de fazer planos e de ir construindo, pouco a pouco seu lugar no mundo. Deve ser um lugar dinâmico mas também modesto, invista em peças de madeira como totens que tragam frases motivacionais. Deve ser um ambiente confortável para se passar longos períodos, como as oficinas e os escritórios de home-office.

Guá do sucesso

Elemento: Fogo

Cores: Vermelho

Formas: Triângulo
Pedra:Ágata

Planta: Alecrim e louro

Ambiente de fechar negócios, de tomar decisões. Pode ser uma área reservada de convivência, um lugar para reuniões, para refletir. Tenha sempre uma vela aromatizada e incensos, pois o fogo é o elemento da purificação.

Guá da criatividade

Elemento: Metal

Cores: Branco e tons pastéis

Formas: Circular
Pedra: Selenita e quartzo

Planta: Salsa

Um ambiente ideal para o desenvolvimento infantil, costuma ser no quarto das crianças ou naquele cantinho de brincar, ler e assistir algo. é interessante que esse espaço seja sempre vibrante, que ative a intuição, com papéis de parede, espaço para livros e jogos.

Guá da família

Elemento: Madeira

Cores: Verde e azul

Formas: Oval
Pedra: Amazonita

Planta: Hortelã

Um ambiente de convívio familiar, relacionado à ancestralidade. Costuma ser projetado para a sala de jantar ou estar. Deve estar decorado sempre com cores relacionadas à cura, como o verde, ter formas suaves e aromas agradáveis.

Guá central

Elemento: Terra

Cores: Amarelo e tons terrosos

Formas: Retângulo

Pedra: Metais preciosos

O ambiente central da casa, de confluência de todas as energias. É o local de cura, de equilíbrio da casa, da unidade. Ele deve conter as peças preciosas da família e artigos que indiquem estabilidade e iluminação, como candelabros e lustres.

Todas estas indicações gerais podem ser muito mais desenvolvidas de acordo com como cada área da casa ficou configurada no baguá. Nem sempre podemos construir uma casa baseada no baguá ou mesmo reorganizar ela inteira de uma vez a partir dele, então o ideal é ir adicionando artigos de decoração.

No futuro vamos trazer mais conteúdos sobre feng shui para quarto, para sala e muito mais, é só ficar ligada aqui no blog da Decohouse e conhecer nossos artigos zen para harmonizar todos os seus ambientes!


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!