26/02/2021

Como ter um mini jardim na sua casa

Quem tem um jardim tem o privilégio de poder desestressar, embelezar o ambiente e curtir fragrâncias e cores o ano inteiro. E como isso faz bem para nossas vidas!

Mas, infelizmente, muitas pessoas não têm tanto espaço e acabam acreditando que não podem curtir tudo isso. Ledo engano: te apresentamos o conceito de mini jardim, além de várias ideias para criar seu próprio cantinho, onde quer que esteja!

Acompanhe as dicas:

O que é o mini jardim?

O mini jardim também poderia ser chamado de jardim miniatura, o que faria até mais jus ao seu modelo, mas, no geral, podemos dizer que esse tipo de jardim é aquele feito com plantas que crescem pouco, em ambientes pequenos, que usam muitos artifícios interessantes na decoração.

Não existe nenhuma origem definida para o jardim miniatura, mas é muito comum nas culturas orientais o culto à miniatura, e podemos citar facilmente o bonsai, que é a ideia de plantar uma réplica de árvore em um vaso, limitando seu crescimento para que pareça uma miniatura. Interessante, não é mesmo?

No Feng Shui chinês também é muito comum o uso de jardins miniatura para harmonizar os espaços da casa, que recebem implementos bem legais, como rodas d’água e fontes em miniatura para manter plantas e água fluindo mesmo em espaços pequenos.

A Alemanha também é um país muito popular pela cultura de miniaturas de cenários, e isso envolvia o uso de plantas para formar pequenas réplicas de áreas arborizadas ou jardins.

O mini jardim mistura a jardinagem e a miniatura para criar réplicas de jardins como artigos de decoração, mas as soluções de decoração para apartamentos pequenos e casas pode ir ainda mais além, aproveitando o espaço para fazer jardins verticais, por exemplo, que você também confere aqui no nosso blog.

Montando seu mini jardim

Para começar tudo, precisamos falar quais são as plantas mais adequadas para mini jardins, não é? Bem, as grandes campeãs de plantas para apartamento e casas pequenas são sempre aquelas que crescem pouco e são bem independentes na hora de cuidar, como as suculentas e cactos.

Elas oferecem uma variedade enorme de formatos e cores que nunca enjoam e podem ser facilmente cuidadas em qualquer lugar. Mas além delas, as fitônias (aquelas plantinhas que têm folhas riscadinhas) podem dar uma variada nas cores e formas. E se você gosta de flores, a violeta é uma grande amiga para o mini jardim, vivem bem na meia-sombra e crescem pouco.

Como escolher a base perfeita para as plantinhas

O legal do pequeno jardim é poder criar o seu conceito próprio. Existe uma variedade de vasos de cerâmica para você escolher, desde os tradicionais em barro até aqueles com bordas, detalhes e texturas. E você pode muito bem aproveitar vasos com defeitinhos para dar ainda mais naturalidade para as suas composições.

Além dos vasos, outra ideia de suporte para o seu mini jardim é escolher um aquário e adicionar outros estratos de terra colorida e areia abaixo, transformando seu mini jardim em um terrário, também. Isso diminui os riscos de derrubar terra no ambiente, o que torna seu jardim miniatura uma ótima decoração até para mesas e estantes.

E você pode inventar pra valer no conceito do seu mini jardim, o importante é conseguir pôr terra o suficiente para suas plantinhas ficarem saudáveis. Aproveite utensílios da casa antigos, como chaleiras, frascos, panelas, xícaras e afins para dar um charme todo especial para a cozinha, além de ajudar o meio ambiente!

Para conter derramamentos de água, você pode adicionar um pouco de argila antes do substrato para as plantinhas, assim o risco de formar pequenas poças é menor – afinal, todo cuidado com água parada é pouco.

Dando vida ao seu jardim miniatura

Nesse momento, o único limite é a criatividade. No chão do jardim é sempre legal usar pedras, como seixos e pedrinhas de aquário, de preferência naturais. Cascalhos e até mesmo cristais também dão um aspecto muito especial ao seu jardim.

É cada dia mais fácil encontrar miniaturas variadas internet afora, miniaturas de casinhas, cercas, placas, personagens, bancos de praça, você vai se divertir buscando pela variedade de opções!

Montando um mini jardim de suculentas

As suculentas já são antigas queridinhas dos apartamentos: são tão fáceis de cuidar quanto lindas. E o mais legal é que você encontra elas em uma enorme variedade: tudo o que um jardim original e cheio de personalidade precisa.

Elas dão aquele tom de miniatura quando são combinadas com peças pequenas, e o melhor é que são fáceis de mover: se quiser fazer alterações no seu jardim de suculentas, você não vai matar suas plantinhas, e elas também não disputam muito por espaço e nutrientes. Ou seja, você pode ter uma variedade grande usando o mesmo vaso.

Montando um mini jardim japonês

O jardim japonês, também conhecido como jardim zen, é uma tradição muito querida e cultivada, ótimo para desestressar. Para montar um genuíno mini jardim japonês, é interessante ter uma figura do Buda meditando e ir construindo seu jardim ao redor dele.

A ideia é ir sempre transformando: posicione cristais e forre o espaço com areia branca. Com um mini rastelo, você vai cuidando aos poucos do ambiente. Itens como rodas d’água, pontes, toris (aqueles famosos portais japoneses), caminhos de pedras e lanternas japonesas são os acessórios mais populares.

Você pode agregar um incensário bem decorado próximo ao mini jardim e criar aquele espaço zen na casa, para meditar.

Gostou do conceito de mini jardins? Aproveite para montar o seu e se encantar com as possibilidades!

Traga mais temas decorativos da natureza para sua casa e garantimos que logo vai perceber como o ambiente se transforma! Aqui no blog Decohouse nós amamos conversar sobre temas decorativos e trazemos toda semana um assunto novo, é só assinar nossa newsletter para receber tudo em primeira mão!


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!