18/12/2020

Conheça os tipos de incenso ideais para cada ambiente

Quem não ama aquela sensação de ambiente cheiroso, arejado e purificado? Cada dia mais pessoas buscam meios de trazer aquela paz e bem-estar para a casa e o trabalho, e o Oriente já nos ensinou há muito tempo muitos métodos de trazer essas sensações agradáveis para o nosso convívio.

Uma delas é conhecendo os variados tipos de incensos! Acompanhe a leitura e descubra uma série de dicas que o blog Decohouse preparou para você viajar por aromas incríveis e qual escolher em cada sensação.

A importância do incenso

A ideia de purificação é vital para todas as filosofias e religiões, especialmente no Oriente, de onde vem as diversas variedades de incensos que conhecemos, e acendê-los, lá, faz parte do dia a dia das mais diferentes culturas.

Os povos antigos atiravam pedaços de madeira nas fogueiras ou queimavam diferentes tipos de resina. Em algumas religiões, esses atos eram tidos como uma maneira de purificar as diferentes matérias da natureza; em outras, o aroma agradável era considerado uma forma de higiene e de purificação dos pensamentos, além de os aromas serem muito utilizados como oferendas para os deuses ou mesmo para os antepassados, como no caso do xintoísmo, no Japão.

Aqui no Ocidente o incenso ganhou muita popularidade ligada à yoga e à meditação, com um estilo mais zen, mas existem diferentes tipos de incensos e usos que vale a pena:

Incenso massala – zen e purificador

É produzido com o conjunto de duas ou mais especiarias para formar uma massa que pode levar flores, ervas e pedaços de madeira. Ele costuma ter um cheiro mais floral e bem agradável.

É uma ótima opção para se acender em ambientes mais fechados, por ser bem suave e de queima lenta, ideal para a concentração.

Palo Santo – a madeira sagrada

O palo santo é uma árvore peruana com diversas propriedades místicas para os povos originários. Suas lascas têm um aroma doce e penetrante que é muito apreciado no mundo inteiro.

Muitas pessoas consomem o palo santo in natura, comprando lascas secas para queimar em casa. Por ter um odor mais profundo, vale a pena evitar queimá-lo perto de coisas que possam pegar cheiro. O ideal é queimar o palo santo com o ambiente aberto e bem arejado.

Suas propriedades xamânicas sempre foram usadas para purificação, sendo um grande protetor da casa e do trabalho.

Citronela – refrescância e proteção

Essa é uma planta muito famosa pelo seu aroma refrescante e suas propriedades repelentes e calmantes, muito apreciada nos climas tropicais do mundo inteiro.

Tem um aroma purificador e é usada especialmente durante o verão, não só para espantar os insetos mas também para refrescar o ambiente.

Carvão vegetal – sofisticação e ritual

O carvão vegetal é comum na queima de resinas aromáticas como o breuzinho e o olíbano, que têm cheiro intenso e é muito comum em ambientes religiosos, como terreiros e igrejas católicas. Por ter um tom mais forte e especialmente pela queima do carvão, não deve ser aceso em ambientes internos.

O tipo mais comum de incenso que vemos por aqui também tem carvão vegetal na sua base, são aqueles mais simples, de vareta fina. Seu uso deve ser evitado ao máximo em ambientes fechados pouco arejados, pois podem conter elementos tóxicos.

Existem outros tipos populares de incenso consumidos in natura, como os bastões de salvia, lascas de estoraque, sândalo e outras madeiras e ervas populares.

O melhor tipo de incenso para cada ambiente – saiba qual escolher

Para cada atividade existe aquela propriedade aromática ideal para auxiliar. É interessante conhecer mais de perto alguns dos tipos de incenso mais populares:

  • Gerânio: tom floral muito apreciado, adocicado e suave. Suas propriedades antibacterianas e o aroma que é muito comum em produtos de limpeza fazem dele o cheirinho de casa limpa ideal para acender depois da faxina do sábado de manhã;
  • Patchouli: planta oriental que sempre esteve fortemente ligada com a conquista, a influência, o lado masculino do ying e yang e as propriedades exóticas. Muito popular em ambientes de vendas e fechamento de negócios importantes;
  • Olíbano: entre seus diversos atributos, essa resina é considerada sagrada, com poder de elevação do pensamento, da auto-estima, e tem influência nas propriedades respiratórias.
  • Citronela: a mais querida nos ambientes tropicais, afasta insetos, refresca e purifica o ambiente com tons cítricos.
  • Lavanda: seu cheiro agradável é muito popular em diversos artigos de higiene pessoal. Tem grandes propriedades calmantes, especialmente para estimular o sono.
  • Arruda: muito querido das simpatias: evoca proteção contra ameaças espirituais.
  • Mirra: ativa a intuição e a criatividade, muito popular em ambientes como ateliers.
  • Alecrim: um dos favoritos na hora de meditar. Seu aroma intenso e purificador é ótimo para manter a mente concentrada e ajudar no controle da respiração.

Existem dezenas de aromas e propriedades inconfundíveis que você pode explorar em sua jornada pelo mundo da aromaterapia. O que não pode faltar é um incensário lindo e decorativo.

Se for utilizar palo santo e incensos de carvão, é importante escolher um incensário com cúpula, de preferência em barro, que não esquenta em excesso. Escolha um incensário que colete as cinzas e evite que o vento faça elas voarem pela casa.

Os incensários verticais são bons para ajudar a posicionar melhor a direção da fumaça, mas é importante que você jamais a respire diretamente. Qualquer incenso deve ser queimado com o ambiente o mais arejado possível.

No comércio, o ideal é queimar o incenso em um lugar arejado na entrada, para que o aroma fique mais difuso mas presente o suficiente para captar a atenção dos clientes.

Já na casa, posicione o incensário num lugar central. Se for meditar, antecipe um pouco a queima do incenso, para entrar no ambiente bem aromatizado e preparado. Se tiver dificuldades em se concentrar, além dos aromas, você pode usar uma mandala para ajudar a se focalizar.

Algumas tradições dizem que o interessante é queimar incensos diariamente, no mesmo horário e no mesmo local, para criar um ambiente mais harmonizado.

Se você busca aproveitar as propriedades aromáticas genuínas dos incensos, é importante buscar por artigos naturais ou in natura, os incensos artificiais reproduzem apenas os aromas, sem fins terapêuticos.

Ficou inspirado(a) em harmonizar seu espaço? Os incensos vão trazer toda uma nova dimensão de aromas para tornar seu ambiente ainda mais aconchegante e produtivo. Aqui na Deco House nós somos apaixonados por cada carinho com a casa e trazemos todas as semanas publicações sobre o mundo da decoração.

Que tal saber mais sobre como montar um espaço zen ideal para o seu cantinho? Não deixe de acompanhar nossas postagens! Até a próxima!

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!