09/10/2019

Animais de estimação: diferentes tipos para ter no lar

Os melhores animais são aqueles que nos fazem companhia e nos proporcionam uma dose de amor diária. [emoji coração] Quando pensamos em bichinhos para se ter em casa, geralmente julgamos os cachorros e os gatos como as únicas opções. No entanto, existem  animais de estimação diferentes e que podem trazer muitas experiências positivas para você.

Neste artigo, traremos ideias de animais de estimação diferentes para se ter em casa. 

Siga a leitura para saber mais!

5 animais de estimação diferentes para ter em casa


1. Hamster


O hamster é um roedor extremamente fofo e ideal para quem não possui muito espaço em casa. Eles se alimentam basicamente da ração, mas também gostam de comer alguns legumes e frutas, que podem ser oferecidos de vez em quando, de acordo com a orientação do veterinário. Quando bem cuidadas, algumas espécies vivem por até três anos e meio. 


2. Peixe Betta


O peixe Betta é uma das espécies ornamentais mais conhecidas em todo o mundo! Antes de comprá-lo, muita atenção: ele deve ficar sempre sozinho dentro do aquário, pois quando está em companhia, luta com o outro (por disputa de território) até que um deles não sobreviva. O peixe é um dos mais indicados para quem não possui muito tempo, pois necessita apenas da limpeza do aquário uma vez por semana e a alimentação diária do bichinho. 


3. Porquinho da Índia


Não se sabe bem ao certo por quais motivos o Porquinho da Índia leva esse nome, já que ele tem sua origem na América do Sul. O animal possui um temperamento extremamente dócil e bons hábitos de higiene. A base de sua alimentação é uma ração específica para a espécie, no entanto, o tutor pode oferecer legumes e alfafa diariamente. É um animal de estimação diferente e ideal para quem mora em apartamento! 


4. Passarinho


Os passarinhos são animais companheiros e, por isso, excelentes para se ter no lar. As espécies que não precisam de permissão do IBAMA – órgão responsável por fiscalizar todo processo de compra e doação – são os periquitos, canários e calopsitas, pois são animais propriamente domésticos. Os pássaros exigem, no mínimo, uma gaiola de tamanho apropriado com bebedouro, comedouro e banheira. O espaço onde o animal vive deve ser limpo com regularidade, para evitar doenças. 


5. Tartaruga


As tartarugas se adaptam com facilidade a espaços menores e não necessitam de muito tempo de cuidado por parte de seus tutores,  sendo ideais para quem vive em apartamento e possui uma rotina corrida.

No entanto, na hora de comprar o animal, é preciso ter muita atenção. Atualmente, é permitido ter em casa apenas o jabuti de pés vermelhos ou jabutipiranga e a tartaruga tigre-d’água. Ambas espécies devem ser oriundas de um criadouro registrado no IBAMA e os animais devem ser microchipados para que possam ser comercializados.

O que devo considerar antes de ter um animal de estimação?

Após verificar as diversas opções de animais de estimação diferentes do convencional para se ter em casa, é necessário que você determine o que deseja do pet. 

Mas, como assim? 

Em primeiro lugar, é preciso compreender se você busca um companheiro de brincadeiras (como um cachorro, um gato ou um hamster) ou um animal que não exija muita interação (como por exemplo um passarinho ou um peixe). 

A escolha de um pet de estimação deve ser baseada no tipo de animal que combina com a sua personalidade e que melhor se encaixa em sua rotina. 

Mesmo que algumas espécies não necessitem de muitos cuidados, é necessário destinar ao menos um tempinho de sua rotina para garantir o bem-estar do bichinho.

Então, gostou das dicas? Você possui algum animal de estimação diferente em casa? Comente! 

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!