02/10/2019

Porque você deveria considerar o transporte alternativo em sua rotina

Nos últimos anos, o transporte alternativo ganhou destaque nos noticiários – a começar pelo patinete elétrico, que virou febre entre diversas capitais do mundo. O veículo deu espaço para a disseminação do uso de bicicletas compartilhadas, aplicativos de carona e diversos outros tipos de transportes para distâncias curtas, acompanhando a tendência de micromobilidade.


Neste artigo, você entenderá como o transporte alternativo pode fazer diferença na sua vida e na sociedade como um todo.

Siga a leitura para saber mais! 


Entendendo a micromobilidade e os benefícios do transporte alternativo


Se você nunca ouviu a palavra micromobilidade, não se surpreenda: muito recente, ela foi cunhada em 2017 por Horace Dediu, fundador e autor da Asymco e co-apresentador dos podcasts Micromobilidade e Caminho Crítico no 5by5.tv.

Veículos que estão inseridos no conceito de micromobilidade possuem algumas características específicas, como por exemplo a presença de motor elétrico, leveza (devem pesar menos de 500kg) e, além disso, precisam possuir como única finalidade o meio de transporte para pequenas distâncias.

Mas, afinal, por quais motivos o conceito de micromobilidade ganhou tanto destaque nos últimos dois anos?

É cada vez maior o número de jovens que não possuem carteira de habilitação. De acordo com um relatório realizado pelo Federal Highway Administration, enquanto em 1998 o percentual de motoristas entre 16 e 19 anos era de 64,4%, em 2008 apenas 46,3% dos jovens com a mesma idade tinham carteira de motorista. 

São diversos os fatores que incentivam essa redução, como por exemplo a diminuição do poder de compra dos jovens e de seus respectivos familiares. No entanto, uma questão muito importante que devemos considerar, é justamente a preocupação dos Millennials (pessoas nascidas entre 1980 a 1994) com as causas ambientais


Em grandes cidades, as estradas encontram-se cada vez mais abarrotadas de carros particulares. Em consequência a isso, a qualidade do ar é comprometida, gerando impactos severos ao planeta como um todo. 

Agir de forma local é uma das principais maneiras de transformar a realidade em que estamos inseridos. Sendo assim, a micromobilidade ganhou destaque, mostrando a todos nós relevância de realizar pequenas mudanças em nossas rotinas. 


Entenda os principais tipos de transporte alternativo e os seus benefícios na mobilidade urbana


Em conjunto com a disseminação do conceito de micromobilidade, diferentes tipos de veículos alternativos passaram a ganhar destaque nas grandes cidades. A velha e boa bicicleta recebeu upgrades, se adaptando a vida moderna e ganhando uma versão dobrável, que permite o seu transporte dentro de metrôs, por exemplo.

O patinete elétrico, no entanto, foi o grande destaque deste final de década. Capitais como Paris, Nova Iorque e São Paulo viraram referência na utilização do equipamento. Ele também foi alvo de críticas devido a ocorrência de acidentes e, por isso, recomendamos a sua utilização de forma adequada: dentro do limite de velocidade permitido (20 km nas ciclovias ou ciclofaixas e 6km nas calçadas) e com o uso de capacete. 


Não podemos esquecer de veículos (sim, veículos!) como o skate e o longboard. Eles são extremamente úteis para percorrer pequenas distâncias e ideais para quem precisa utilizar metrô ou ônibus em conjunto. 


Se você mora em uma cidade relativamente pequena, a bicicleta pode ser uma opção interessante de transporte alternativo. Já em cidades grandes, equipamentos menores podem ser mais práticos, pois permitem o seu carregamento em ônibus, trens, metrôs ou aplicativos de carona. 


Importante salientar que caso nenhuma dessas opções seja uma possibilidade para você, é possível, então, compartilhar carona com a família, amigos ou colegas de trabalho. Assim ajudamos o nosso planeta liberando o fluxo de veículos.

Utilize aquele transporte que te faça bem, mas nunca se esqueça que as suas ações impactam não somente a  sociedade como um todo, mas o meio ambiente em que vivemos e também a sua saúde física. Pensar global, agir local

E você, já utiliza algum tipo de transporte alternativo? Comente! 

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!