09/12/2020

Decoração home office com muito carinho e identidade

Você sabia que, em 2020, as vagas de trabalho em regime home office aumentaram 215%, fora o número de pessoas que tiveram que trabalhar de casa por conta dos riscos da pandemia?
Mais do que nunca, a relação que temos com nosso trabalho e nosso lar foi levada a um novo nível, e a busca por decoração home office explodiu. Se você é uma dessas pessoas, como você tem decorado seu cantinho de trabalho? Sabia que sua organização tem um impacto direto com a sua maneira de lidar com o trabalho?
Esse é o momento ideal para trocarmos algumas ideias e decorações sobre como decorar o home office com propriedade e deixá-lo a sua cara! Olha só as dicas que o blog Decohouse preparou para você:
A importância da decoração home office
A relação que temos com nosso ambiente tem tudo a ver com como nós o percebemos e o que fazemos nele. A adaptação em trabalhar em casa certamente foi e está sendo difícil para muita gente. Seja pela falta de espaço, de estrutura, de conciliação dos ambientes, de concentração… Cada um sabe a dificuldade que tem enfrentado em casa.
Mas de uma coisa temos certeza: quanto mais belo, agradável, aconchegante e arejado for o cantinho de trabalho, mais fácil fica a adaptação e maior é a produtividade.
A decoração home office tem um impacto direto em como sentimos a hora do trabalho, e uma das dicas que tem sido mais importantes a respeito do local de trabalho é justamente separar ele do convívio caseiro: ter o tempo e o local de trabalhar e o tempo e o local do convívio em casa. A decoração pode ajudar bem a delimitar esses “nichos” de nossa casa.
 Preparando sua decoração home office
Ao menos um item certamente não vai faltar no ambiente de trabalho da grande maioria das pessoas que foram para casa: o computador. Prepare uma mesa especial para ele, e sobre essa mesa tente manter apenas o essencial. Quanto menos distrações, melhor vai ser para o ritmo do seu dia.
Desative as notificações desnecessárias de seu celular e, para manter tudo em dia, não deixe faltar aquele bloco de notas ou post-its coloridos sobre a mesa.
Mas, calma! você não precisa adotar o minimalismo total a menos que queira. A ideia é evitar distrações. Para unir funcionalidade, foco e beleza, o legal é investir em coisas que são funcionais para seu dia a dia, que tal?

Funcional e belo – o verdadeiro conceito

Para ter tudo a mão de forma mais prática, especialmente para guardar a pepelada, que tal adotar um nicho decorativo?
Ao invés de empilhar (e perder) as coisas nas gavetas, você pode investir em um separador de papéis e um porta lápis. Sobre o separador, pode usar uma mini escultura como peso de papel, enquanto o porta-lápis pode ser personalizado com fotos ou adesivos, por exemplo.
E você também não precisa ficar olhando para a parede branca e sem vida. Pelo contrário: ter algo para ajudar na focalização faz muito bem. Você pode levar para o escritório aquele quadro com um tom mais intimista, com uma arte mística, ou algo cheio de padrões intrincados e geométricos – quem sabe também por aquela frase motivadora na parede, que te ajude a manter o foco e a força mesmo nos momentos de maior cansaço.

Leve um pouco de vida para onde for

Que tal ter algo orgânico e verde sobre a mesa? Isso certamente vai dar uma energia diferente para o lugar. Se você não tem um pet que gosta de dormir ao lado do calor do computador ou que adora fazer companhia aos seus pés, já pensou em adotar uma planta como mascote? Providencie um jarro bem especial para a sua nova companheira de trabalho.
E que tal ter um cristal sobre a mesa? Os minerais têm propriedades incríveis e pedras como a ametista, com sua enorme capacidade de transmutação, ou a turmalina, que é uma ótima neutralizadora de sentimentos pesados e que causam fadiga. Uma drusa cheia de padrões ou mesmo aquela pedra rolada vão dar um apoio a mais para a sua jornada.
E para quem ama purificação do ambiente, um bom incenso é grande amigo. Existem diversos incensários delicados e cheios de significado, com tons metálicos ou em argila e madeira que dão um destaque especial.
O Palo Santo é o purificador ideal da casa inteira. O alecrim, o eucalipto e o capim-limão, além de refrescantes são ótimos para a concentração. Agora, se o momento exige inspiração para fechar importantes negócios, o patchouli dá aquele vigor mental e a mirra atrai muita prosperidade.

Dicas de sobrevivência para o home office

Uma das dicas fundamentais é manter arrumado – o ambiente e você! Não trabalhe de pijama: acorde mais cedo, escove os dentes, lave bem o rosto, se penteie e vista-se como se fosse ao trabalho em dia normal.
Mantenha o ambiente organizado e avise a toda sua família que, apesar de estar em casa, estará indisponível – ou melhor, somente para emergências.
O bom de estar em casa é que poderá fazer pausas que recarreguem mais as energias: aproveite para se alimentar bem e com calma, a cada 30 minutos levante-se e dê uma boa espreguiçada, estique o corpo e beba água. Tomar água regularmente é tão bom para vencer o sono quanto café em excesso, com o bônus de não causar ansiedade nem picos de energia seguidos de quedas.
Com um ambiente gostoso de se conviver você pode criar novos vínculos com a sua casa e também mudar a visão que tem sobre o seu trabalho. Com um pouco de carinho e disciplina você pode ir mais longe!
Para conferir mais dicas especiais de decoração, sustentabilidade e mundo zen, é só assinar nossa newsletter para receber os melhores conteúdos em primeira mão. Nos vemos no próximo post!

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!