22/01/2021

Aprenda a fazer um cachepot do seu jeitinho! DIY Decohouse

Se você tem ficado de olho nas novidades do mundo da decoração, com certeza já viu lindas fotos dos mais variados cachepots – aqueles suportes para vasos divertidos, fofos e cheios de personalidade.

Já se perguntou se é possível, ou melhor, como fazer um cachepot que combine o seu estilo pessoal e fique lindo nos seus espaços preferidos? Saiba que é possível! Para te ajudar, o blog da Decohouse preparou as dicas mais incríveis para você criar o seu, vem com a gente:

 

1- Por onde começar: base pronta ou do zero?

 

Como você sabe, os cachepots (ou cachepôs) são objetos de decoração que servem de suporte para vasos. Isso significa que, para começar a construção do seu cachepô personalizado, você vai precisar de uma base, na qual começará os trabalhos DIY.

A dúvida é: qual escolher? Hoje já existem lindos modelos de cachepots pré-fabricados e prontos para serem decorados – e, caso você seja iniciante ou sinta dificuldade com trabalhos manuais, essa é uma ótima opção para você!

Se escolher essa opção, certifique-se de escolher o tamanho certo, bem como o modelo que mais combine com a sua plantinha e as necessidades dela (e, claro, do cantinho em que ela vai ficar no seu lar).

A vantagem dos modelos prontos é que você só precisa adicionar os toques finais, seja das cores, dos adereços, escritas e tudo mais o que desejar – explore sua criatividade e estilo para criar uma peça única, do seu jeito.

Caso você prefira participar de todas as etapas da produção do seu cachepô – afinal, trata-se de uma peça única de decoração – saiba que a gente te apoia e, inclusive, temos sugestões incríveis e sustentáveis para você usar de base para a sua criação (lembre-se de adequar o tamanho). Você pode usar:

  • Latas de alumínio devidamente higienizadas;
  • Caixas de papelão revestidas;
  • Garrafas PET (o meio-ambiente agradece);
  • Vaso de argila maior que o vaso da sua plantinha.

Vale lembrar que qualquer recipiente pode ser utilizado como cachepô, desde que ele seja adequado ao seu vaso de planta. Vai começar do zero e não sabe qual plantinha escolher? Já falamos tudo sobre as melhores plantas para apartamento aqui no blog!

 

2 – Preparando a base: o início dos trabalhos

 

Agora que você já escolheu por onde começar, resta saber como começar a dar vida ao seu item especial. A primeira parte é estrutural e envolve preparar a base escolhida para receber a decoração.

Cada matéria-prima tem suas especificidades, ou seja, cabe a você dar o acabamento correto para tudo dar certo. Porém, não se preocupe: de maneira geral, o resultado final precisa ser uma base uniforme, lisa e “sem cor” (a não ser que seja um vaso de argila, por exemplo, que possui coloração natural).

As latas, por exemplo, precisam ser higienizadas e lixadas para não fiquem afiadas e evitem acidentes; as caixas de papelão precisam ser revestidas de cola ou outra substância impermeabilizante – caso necessário, reforce a estrutura com papel; as garrafas PET podem ser cortadas na forma que preferir (nossa dica é apostar no formato de bichinhos ou outro formato divertido e original).

Feito isso, você estará um passo à frente para completar sua obra-prima!

 

3 – Tutorial simples: confira o passo a passo

 

4 – Hora de decorar: dando vida ao seu cachepô

 

 

Base pronta? Então é a hora de vestir o avental, separar os materiais artísticos e colocar a mão na massa! Não sabe o que fazer? Saiba que alguns estilos de artesanato clássico caem muito bem com o aspecto contemporâneo dos cachepôs.

Pincel, tinta acrílica, fita de cetim, algum tecido de sua escolha (algodão cru, flanelado e afins), cola, brilho e afins são ótimas apostas para você acertar em cheio no décor – e também são materiais relativamente simples de trabalhar caso você não tenha experiência com DIYs.

É nesse momento que você explora todo o seu potencial criativo e artístico! O segredo é não ter medo de ousar, afinal, em cada traço, desenho e detalhe está traduzido um pedacinho da sua personalidade, estilo de decoração e quem você é!

O melhor de tudo é que, como se trata de um projeto DIY, você tem o total controle sobre o resultado final, a paleta de cores, as estampas e todos os detalhes do seu cachepô. No fim das contas, você só precisa escolher o local da casa para expor sua obra de arte.

Por fim, para finalizar a produção, nossa dica é investir em um macramê super moderno e conceitual. Sabe o que é melhor? Temos um tutorial completo que te ensina a como fazer macramê aqui no blog – não deixe de conferir!

Bem, não há dúvidas que os cachepôs estão entre as mais novas tendências de decoração em alta. Por isso, para não perder nenhuma atualização do universo decór e receber as melhores dicas, tutoriais e DIYs, acompanhe as atualizações de conteúdo do blog Decohouse – por aqui tem novidades sempre.

Divirta-se no projeto e nos vemos no próximo post!


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!