12/02/2021

O que é aromaterapia e como praticá-la em casa

Todos os dias descobrimos novas propriedades do poder das plantas. Elas são a base de maioria dos princípios ativos que a indústria manipula, dos medicamentos aos cosméticos e saborizantes. E uma das partes mais agradáveis das plantas é seu perfume, e é justamente disso o que a aromaterapia se apropria: ela utiliza o melhor de seus princípios ativos de forma concentrada e perfumada.

Como funciona a aromaterapia

Para quem busca entender o que é a aromaterapia, vale a pena começar pelo entendimento do organismo: nossos receptores olfativos têm uma forte relação com o sistema límbico do cérebro, que rege os sentimentos mais profundos, o comportamento e ativa gatilhos na saúde, especialmente aqueles ligados aos efeitos colaterais do estresse e traumas, por exemplo.

Por isso a aromaterapia funciona especialmente de uma maneira holística, muito voltada para os sentimentos e como eles são assimilados pelo nosso cérebro. Mas a coisa vai muito além, porque o principal produto da aromaterapia são os óleos essenciais, que são extratos de plantas, madeiras e frutas concentrados. Por isso eles têm um poder bem maior.

É importante ter atenção com a diferença entre óleos essenciais e essências, porque as essências são sintéticas e não têm propriedade alguma, só o cheirinho artificial mesmo, e elas podem não fazer muito bem para a saúde.

Que tal conhecermos as principais maneiras de praticar a aromaterapia?

Vaporizando

Hoje em dia os vaporizadores são muito populares e práticos, são aparelhos variados que nebulizam a água junto de algumas gotas de óleo essencial. O ideal é uma média de 10 gotas para cada 80 ml de água.

Além dos vaporizadores, que costumam ser peças decorativas, com luminária e outros efeitos, você também encontra os aromatizadores, que são pequenos reservatórios de cerâmica, em que você usa de 2 a 3 gotas para aromatizar o ambiente.

Inalando

Você também pode fazer a inalação direta dos óleos essenciais algumas vezes no dia. Você pode inalar direto do frasco, com diferentes intensidades e número de inalações. É importante usar um óleo essencial certificado e ter o auxílio de um aromaterapeuta, para não exagerar na quantidade.

Evaporando

Também é possível deixar os óleos essenciais evaporando naturalmente no ambiente. E as pessoas fazem isso das formas mais diferentes: você pode esquentar um pouco de água e pingar algumas gotas nela, aplicar em uma toalha molhada em água quente, pingar duas gotinhas em um algodão ou pedra vulcânica porosa e usar no pingente do seu colar, pode pingar umas gotinhas na banheira e no chão do box do chuveira para o calor evaporá-las.

Cremes e velas

Se preferir, você pode aplicar no corpo também: usando um óleo ou creme vegetais neutros, você faz uma mistura. Pode usar o creme ou óleo na pele, para perfumar e aproveitar seus princípios ativos, ou mesmo fazer velas naturais usando os óleos essenciais.

Incensos

Os incensos são queridinhos mesmo de quem ainda não sabe bem o que é a aromaterapia. Mas atenção: procure por incensos naturais, que são realmente produzidos com ingredientes naturais. No caso dos incensos, não fique inalando sua fumaça nem acenda em locais fechados. O incenso é um grande companheiro para purificar seu espaço.

Propriedades dos óleos essenciais

Existem dezenas e dezenas de óleos essenciais diferentes, e cada um tem as suas propriedades: um aroma único, um conjunto de propriedades para o emocional e para o organismo.

É fundamental utilizar os óleos essenciais com o auxílio de uma profissional da área, porque eles têm alta concentração, e por isso seus efeitos são potentes, se usar de maneira inadequada, você pode ter problemas de saúde, então não deixe de buscar um especialista para te ajudar a ter a melhor experiência, ok?

Entre os diversos tipos de aromas florais, amadeirados, frutados, cítricos, doces e refrescantes, você vai encontrar propriedades incríveis:

Para aliviar o estresse, insônia e ansiedade, aposte em óleos essenciais como lavanda, que é um tradicional calmante, além de tons adocicados que também têm propriedades relaxantes populares, como a camomila, a laranja doce e a melissa.

Se você tem sofrido com dificuldades de concentração, óleos essenciais como o de alecrim, de patchouli e capim limão são ótimos para recuperar aquele vigor de se relacionar e dão perfumes marcantes para o seu ambiente.

Se você tem sofrido de dores constantes de cabeça e fadiga, a canela, o sândalo e o gerânio ajudam a recuperar as energias mentais e físicas e se conectam com o lar, convidando ao descanso mais restaurador.

Para problemas de pele, especialmente para a aplicação, óleos essenciais como o de olíbano, o gerânio e a palmarosa têm ótimos ativos rejuvenescedores, que ajudam a combater as manchas.

Para a saúde respiratória você deve investir no óleo de eucalipto, na hortelã e no orégano, que têm um grande poder desobstrutor das vias.

O Ylang-Ylang e o patchouli são ativadores da libido, do amor próprio, do magnetismo e da aceitação, ótimos para combater sentimentos de ciúme e possessividade.

Curtiu as indicações de aromaterapia? Esse universo é fascinante, e quem ama decorar com flores e outras plantas no seu ambiente, vai curtir muito levar para casa uma série de aromas novos e poderosos para cuidar da mente e do corpo.

A Decohouse é apaixonada por decorar o lar com carinho e boas vibrações, e aqui no nosso blog você confere sempre as melhores dicas para reinventar seu espaço com o seu estilo!


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!