08/01/2021

Dicas especiais de decoração de sala para seu aconchego

A sala é aquele lugar super especial de convívio, de descompressão do dia a dia, de receber visitas e também de relaxar. A decoração da sala importa, e muito! Afinal, a forma como decoramos nosso ambiente diz muito sobre nós e também como iremos nos sentir convivendo nele.

Nada mais divertido do que escolher com todo o carinho cada item de decoração de nossos cômodos. E a gente nunca se cansa de buscar por referências, não é? Por isso, hoje, trouxemos uma série delas para você se apaixonar!

Dicas de decoração de sala incríveis

Compor o ambiente é sempre um desafio de visualização, estética e muito feeling, mas alguns efeitos e artigos são mais garantidos que os demais, não é mesmo? Olha só:

Preencha sua parede

Em casas muito grandes, não é raro que acabem ficando alguns espaços vagos, sem mobília, com aquele branco entediante dominando. Que tal preenchê-lo de forma prática?

Se você gosta de literatura e quer montar aquele acervo, pode investir em um conjunto de nichos para livros, ou mesmo uma estante de livros nos moldes antigos. Se for para decorar, é fácil encontrar coleções antigas com capa dura por preços bem acessíveis.

Agora, se os livros são demais ou mesmo causam aquela alergia desagradável, você pode adotar uma tática mais clean e artística, como montar uma parede de quadros. Você pode facilmente escolher artes que se comuniquem com as cores da mobília e dos eletrônicos.

…E o chão também

Especialmente em apês com espaço mais limitado, um tapete bem confortável no centro pode transformar a maneira de convívio do ambiente, incentivando as pessoas e se sentarem no chão para fazer suas atividades, como jogar boardgames, assistir um filminho e muito mais.

E se for usar o tapete para relaxar, não deixe de usar uma série de almofadas bem lindas e decoradas para destacar ainda mais seu espaço. Elas nunca são demais!

Insira mobílias funcionais

Outra dica para quem tem um espaço mais limitado é usar muito bem cada milímetro da sala. Que tal optar por uma cômoda bem estilosa na sala para apoiar a luminária ao invés de uma simples mesa? Assim você ganha algumas gavetas que podem ser valiosas para guardar uma série de coisas. O mesmo vale, por exemplo, para aparadores, quando for criar uma decoração com espelhos.

Adote diferentes estilos

O melhor guia para uma boa decoração é definir um tema, assim você cria um sexto sentido para artigos decorativos que podem combinar bem com a sua sala, não é?

Adote um estilo natural e zen

Transforme sua sala num ambiente meditativo e de positividade, com quadros e totens inspiradores, de temas místicos, mandalas nas paredes… mantenha aquele incensário bem decorativo no centro para purificar o ambiente e, claro, dê um carinho especial às plantas para fizerem parte do seu convívio, você só tem a ganhar!

Minimalismo funcional

Escolher bem a disposição de cada objeto para dar aquela “respirada” no ambiente é uma arte. Minimalismo não é meramente usar poucos objetos, mas usá-los de maneira funcional e criativa. Os tons neutros oferecem profundidade e sobriedade para seu espaço.

Aposte na exuberância

Outra forma quase oposta mas igualmente interessante é apostar na exuberância: invista em artigos com textura; papéis de parede, uma cerâmica chamativa, um tapete felpudo, cortinas com babados, quadros com artes geométricas e tudo aquilo que crie um senso de completude, luxo e aconchego.

Ambiente étnico

Com algumas peças é possível criar um senso étnico muito interessante na decoração de sala, que certamente vai chamar a atenção. Um papel de parede com ideogramas, uma luminária de papel e uma pequena estátua do Buda já dão um ótimo clima de extremo oriente, já um tapete de pele, padronagens chevron e um incensário carregado de palo santo dá um toque xamânico.

As decorações étnicas são evocativas e podem ser aumentadas conforme você se interessa por aquela cultura e passa a colecionar os seus artigos.

Aposte no Feng Shui

Um dos grandes guias para quem quer harmonizar seu ambiente em um nível profundo é trazer o Feng Shui para seu convívio. A sabedoria milenar chinesa é repleta de elementos e ideias extremamente criativas.

Posicione um quadro de baguá ao lado da porta de entrada e comece a pesquisar sobre a harmonização dos octagramas, com plantas, fontes, cristais, formatos, espelhos, cores e materiais. Você vai aprender diversas propriedades incríveis de cada atributo da casa e se conectar profundamente com seu lar.

E aí, se inspirou para transformar seu ambiente? A Decohouse ama esse sentimento e quer te inspirar para manter essa atitude em dia e cheia de criatividade, aqui no nosso blog você confere diversas dicas de coração feitas com muito carinho para seu ambiente 😉

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!