16/11/2020

Conheça a técnica do macramê e faça lindas decorações!

O Macramê é uma técnica muito antiga, mas que é usada até os dias de hoje para fazer lindas decorações. Ele caracteriza-se por entrelaçar fios de barbantes entre si, em forma de nó, para fazer efeito de franja, entrelaçados, rede e similares.

Essa técnica foi ganhando espaço conforme os anos e hoje em dia é utilizada para decorar a casa em cortinas, acessórios e até mesmo roupas. Uma outra forma de utilizá-la é fazendo lindos suportes, e o blog da Decohouse preparou um conteúdo para você aprender a fazê-los!

Continue nos acompanhando e aprenda o passo a passo!

História do macramê: tudo sobre esse lindo artesanato!

A origem do Macramê é muito antiga. Desde o século XIII existem alguns registros do artesanato nas esculturas dos babilônios. Ele ganhou grande credibilidade na Itália, séculos depois e, lá, era feito pelas mulheres que gostavam de passar o tempo criando lindas franjas, entre outros enfeites.

Depois de um certo período, o enfeite quase desapareceu completamente, sendo visto vez ou outra em alguma peça decorativa. Porém, a técnica teve seu retorno triunfal na Inglaterra do século XIX, onde se popularizou como artesanato, e passou a ser objeto de decoração de interiores que, por sinal, já eram bem decorados na época.

A palavra Macramê tem origem árabe e significa “guardanapo” ou “toalha”. A arte é totalmente manual, ou seja, a única ferramenta que você precisa para fazê-la é a mão. Pode parecer trabalhoso, mas, acredite, o resultado vale a pena!

Deu para perceber que a história do macramê é longa, complexa e cheia de acontecimentos, não é mesmo? Hoje, felizmente, ela tem voltado com tudo e, por esse motivo, podemos utilizá-la em diferentes tipos de decoração: cortinas, mesas, capas de sofá, suportes para plantas e muito mais!

Nesse post, vamos te ensinar a fazer um desses tipos de artesanatos, o famoso suporte de macramê, olha só:

Passo a passo de como fazer um suporte para plantas de Macramê!

 

Quem não gosta de uma casa bem decorada, cheia de estilo e com uma vibe bem aconchegante, né? Apostar no Macramê para deixar seu ambiente com todas essas características é uma ótima ideia! Por isso, separamos o passo a passo para você fazer na sua casa:

1. Escolha o tamanho ideal da sua linha!

O primeiro passo para fazer um lindo suporte de plantas de macramê é adquirir a linha, geralmente barbante. Para saber a quantidade que vai utilizar, tenha em mente o tamanho que deseja que seu suporte fique.

Se você quer um suporte com aproximadamente 1 metro de comprimento, você vai precisar de uma linha com três vezes esse tamanho cada uma que for utilizar. Utilize uma linha espessa, de 24 fios.

Cada tamanho de planta exigirá um tamanho de suporte diferente, por isso, preste muita atenção nesses detalhes. Se está em dúvida em qual o tipo mais adequado de plantinha para sua casa ou apê, saiba que já falamos sobre isso aqui no blog, não deixe de conferir!

2. Junte todas as linhas

 

Depois que você já decidiu o tamanho que será feito seu suporte, junte todas as linhas e amarre todas as pontas, para igualar. Se elas ficaram um pouco desiguais, não tem problema, é só arrumar! Feito isso, passe as linhas pela argola que servirá como base para pendurar o suporte.

Em seguida, corte duas linhas de 50cm para amarrar o restante dos barbantes na argola, em um “nó escondido”.

3. Faça os nós

Existem várias técnicas para fazer o macramê, uma das mais fáceis para quem nunca fez antes ou não possui habilidades manuais é a com a do nó DNA ou espiral. Para fazer ele você precisa separar as linhas em quatro.

Feito isso, comece os nós sempre para o mesmo lado: pegue a linha que ficar na ponta e passe por baixo das outras, fechando-a com a da outra extremidade e levando até a parte de cima da linha. Repita esse processo até chegar no tamanho de mais ou menos um palmo. Em seguida, faça nos outros conjuntos de linhas que dividiu anteriormente.

4. Dê um acabamento especial

Agora que sua linha já está com os nós devidamente feitos na parte superior, faça um acabamento diferenciado – deixe um espaço de um palmo para baixo e comece outros nós. Você pode fazer eles da mesma maneira que os anteriores, mas em menor quantidade.

Caso erre na hora de confeccionar os nós, é só desfazer e começar novamente. Essa é uma característica muito legal do macramê, pois você pode sempre recomeçar!

5. Faça a base para seu vaso de planta!

Agora que você já tem a extensão do seu suporte pronta, chegou o momento de fazer a base para colocar sua plantinha. Para fazer isso é muito simples:

Pegue as pontas que sobraram e junte-as umas às outras para formar uma espécie de rede com o barbante. Finalize com todas as pontas que ficaram em outro nó escondido utilizando a outra linha de 50cm que você havia cortado anteriormente, para que seu vaso não caia do suporte.

Prontinho! É só colocar o vaso com sua planta favorita e decorar sua casa, você pode colocá-lo na sala, quarto ou na varanda. Vai ficar incrível!

É muito fácil fazer um suporte de macramê, né? Esse artesanato fica lindo e super barato para fazer. Aliás se você gosta de décor e não quer gastar muito, confira nosso post com várias dicas para decoração econômica bem legais. Continue nos acompanhando e até a próxima!

 

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!