10/07/2019

Como mudar o amanhã com 3 ideias sustentáveis

A adoção de ideias sustentáveis no cotidiano não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para preservar a Terra. 

Foto: Maddi Bazzoco para Unsplash.

Atualmente, a humanidade utiliza a natureza de forma 1,7 vezes mais rápida do que os ecossistemas do nosso planeta podem se regenerar. Isso significa que, na verdade, não utilizamos apenas 1 planeta Terra, mas 1,7. Impressionante, né?! 

No artigo de hoje, traremos 3 ideias sustentáveis que podem ser implementadas facilmente em seu cotidiano.

Siga a leitura!

3 ideias sustentáveis que podem mudar o futuro do planeta 

1) Movimento Segunda Sem Carne


Entre diferentes tipos de atitudes e movimentos que visam impactar positivamente a sustentabilidade do planeta, a Segunda Sem Carne merece destaque. O movimento foi criado com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os impactos que o consumo de produtos de origem animal para alimentação têm sobre a sociedade e a natureza.

Atualmente, a pecuária é uma das atividades que mais impactam o meio ambiente. Os animais consomem muita água, grãos e, além disso, necessitam de grandes áreas para viver, ocasionando a destruição de florestas tropicais e outras áreas naturais. 

Pode parecer pouco ficar sem comer carne por apenas 1 dia da semana. No entanto, devemos levar em consideração que um consumidor médio de carne demanda indiretamente mais de 3800 litros de água por dia (sim, tudo isso!). A partir dessa informação, pense na economia dos recursos naturais se todos os brasileiros adotassem a Segunda Sem Carne.

E se você já é vegetariano, aqui vai um desafio: tente tornar a sua segunda-feira vegana, sem o consumo de nenhum produto de origem animal! 

2) Adoção de canecas de porcelana no escritório


Sabe aquele copinho de plástico que você bebe água no escritório? E se nós te disséssemos que ele desaparecerá do planeta em somente 250 – 400 anos?! Você estará aposentado, curtindo a terceira idade e o seu copinho continuará no lixão por muitos e muitos anos, impactando negativamente o planeta. 

O uso de canecas de porcelana no escritório é uma ideia sustentável e super divertida, já que atualmente existem diversos modelos personalizados. Vai ser melhor para o planeta e a sua mesa ficará muito mais cool

3) Canudo de Inox


Assim como os copos descartáveis, os canudos demoram centenas de anos para decompor. Caso o consumo de plástico siga no mesmo ritmo de hoje, cientistas preveem que haverá mais plástico do que peixes no oceano até 2050.

Depois dessa informação, tá na hora de parar de usar canudinhos, né?! 

Mas se aquele drink super especial pedir um canudo, uma boa dica é utilizar as opções confeccionadas em inox, que podem ser adquiridas em várias lojas online e posteriormente carregadas em sua bolsa! Além disso, você também pode solicitar ao estabelecimento que você costuma ir o oferecimento de opções biodegradáveis aos clientes. 

Então, gostou da leitura do artigo? Se você tem sugestão de alguma ideia sustentável para adoção no dia a dia, comente!

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!