22/08/2019

Como fazer yoga em casa: conheça 5 ásanas para iniciantes

Há quem faça para desestressar, há quem treine para cuidar do corpo… Existem diferentes tipos de praticantes de yoga, que se unem por uma dúvida em comum: “como fazer yoga em casa?”. 

Em meio a rotina atribulada, arranjar tempo para ir até a escola de yoga pode ser uma tarefa complicada. Pensando nisso, criamos um guia para que você possa se exercitar no conforto de seu lar!

Para saber como fazer yoga em casa, siga a leitura do post. 


Como fazer yoga em casa: cuidados necessários antes da prática


Só quem pratica yoga sabe dos benefícios que a prática pode trazer para a nossa saúde física e mental. Ao pensar nas vantagens que o esporte oferece, rapidamente podemos destacar o ganho de flexibilidade, redução do estresse e tensão e tonificação do corpo.

No entanto, para que a atividade com tantos benefícios não se torne um pesadelo, alguns cuidados são extremamente necessários antes de executar qualquer tipo de postura da yoga. 

Em primeiro lugar, não tente executar ásanas (posturas) de dificuldade moderada ou alta sem ter conhecimento prévio. Pratique aos poucos e vá evoluindo com o passar do tempo.

Outra questão muito importante, mas frequentemente ignorada, é a compra do tapetinho. Invista em uma opção melhor nessa hora, pois as mais baratas geralmente são escorregadias, podendo promover lesões durante a prática. 

Por fim, antes de começar a praticar yoga em casa, se possível, realize algumas aulas com um instrutor qualificado. O treinamento irá lhe qualificar e executar as ásanas em casa corretamente será mais fácil. 


5 ásanas para fazer yoga em casa


Como dissemos anteriormente, a yoga deve evoluir aos poucos, fluindo com o seu corpo. Primeiramente, comece com ásanas mais fáceis e, com o tempo, evolua para movimentos intermediários. A seguir, você aprenderá 5 posturas relativamente simples e que podem ser executadas em casa.

Vamos lá?

1. Svastikasana

Foto: Dane Wetton

A Svastikasana é praticamente um símbolo da yoga. A asana traz benefícios para a região lombar, pernas e virilha. Para realizá-la, fique sentadx, de coluna ereta e coloque o calcanhar esquerdo bem próximo ao períneo. Coloque o peito do pé direito encaixado entre a panturrilha e a perna esquerda.

2. Virâsana 

Foto: Freepik

A Virâsana é uma asana muito fácil e, ao mesmo tempo, super relaxante. Para realiza-lá, cruze as pernas e apoie o peito ou a palma dos pés no chão.

3. Adho Mukha Virasana

Foto: Pixabay

Se você praticar yoga em uma escola, a Adho Mukha Virasana será uma das primeiras ásanas que você vai aprender. É uma pose versátil, que pode ser usada de várias maneiras ao longo da prática. Entre os seus benefícios, merece destaque a liberação da coluna, ajudando a aliviar a dor lombar e a abertura dos ombros. 

4. Malasana

Foto: Freepik

A asana Malasana nada mais é do que o ato de agachar e, acredite ou não, esse movimento traz muito benefícios para a parte inferior do corpo. A postura ajuda a abrir os quadris, alongar os ísquios, costas e tornozelos. Além disso, fortalece os glúteos, músculos da panturrilha e a região lombar. 

5. Sukhâsana

Foto: Freepik

Essa asana é simples e muito relaxante e, por isso, é frequentemente utilizada para a meditação. Uma boa dica é iniciar e finalizar a prática com ela! Para realizá-la, fique sentado no tapetinho com as pernas juntas e estendidas para a frente. Flexione a perna, leve o pé esquerdo para baixo da perna direita e, depois, o pé direito vai servir de pouso para a perna esquerda. Mantenha os joelhos bem baixos e mesmo nível e mantenha a coluna reta na vertical.

Então, gostou das nossas dicas? Namastê!

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!