08/10/2019

Chá natural: porque você deveria abandonar os sachês industrializados

It’s tea time! Seja você inglês ou brasileiro, se chegou até aqui, deve ser um amante do cházinho da tarde – ou da manhã, da noite, da madrugada… De fato, a bebida é apreciada em todo o mundo, tanto pelo sabor delicioso quanto pelos diferentes benefícios que apresenta a nossa saúde. 

Neste artigo, você entenderá porque deveria optar pelo chá natural ao invés dos sachês industrializados vendidos nos supermercados e, além disso, terá acesso a receitas que combatem problemas a nossa saúde e fortalecem o sistema imunológico.

Para saber mais, siga a leitura!


Entenda porque você deve optar pelo chá natural


Reza a lenda que foi na China, em 2.727 a.C., que o nosso querido chá teve origem, quando o Imperador Shen Nung fervia água para beber e as folhas de uma árvore caíram sob o líquido fervente. 

De lá para cá, é nítido o quanto a bebida se popularizou. Mesmo que você não resida na China ou na Inglaterra, o chá está presente nas prateleiras de qualquer supermercado.

Ao mesmo tempo em que a globalização da bebida é muito benéfica, nos deparamos com algumas questões não tão positivas. A que mais se destaca é justamente a industrialização do chá. 

Uma reportagem realizada pelo portal VivaBem demonstrou que apesar de preservar alguns nutrientes, o chá de saquinho é considerado um alimento industrializado. Desta forma, durante o processo de fabricação são perdidos polifenóis e vitaminas, como por exemplo a vitamina C, que é altamente volátil, além de diversos óleos essenciais, aroma e sabor.

Por isso, optar pelo chá natural é sempre a melhor opção para quem busca aliar o sabor delicioso do líquido com os nutrientes benéficos à saúde. Você pode encontrar o produto não industrializado em casas naturais e feirinhas orgânicas.


Chá natural é saúde: conheça 5 tipos que auxiliam o nosso organismo


1. Chá verde para prevenir o Alzheimer 


O chá verde ganhou popularidade devido aos seus benefícios para o emagrecimento, no entanto, são inúmeras as suas propriedades medicinais. Um estudo publicado pelo Journal of the American Chemical Society, em 2017, mostrou que um dos polifenóis presentes no chá verde – epigalocatequina galato – pode diminuir o risco da doença de Alzheimer.


2. Chá natural de jasmim para prevenir o envelhecimento precoce


O chá de jasmin possui um sabor delicado e inconfundível. Mas além do delicioso sabor, estudos mostram que a bebida possui um papel importante na prevenção do envelhecimento precoce – tanto da memória e dos sistemas de nosso corpo quanto da nossa aparência física. As folhas de jasmim possuem antioxidantes que protegem as células dos danos relacionados à idade.


3. Chá de camomila para relaxar


Em tempos de altos níveis de estresse diários, o chá de camomila pode ser um aliado para a rotina agitada. A camomila ajuda a acalmar o sistema nervoso, reduz o estresse e a tensão de todo o corpo, auxilia o sistema digestivo e aumenta a imunidade, sendo eficaz no combate a bactérias. Que maravilha, não é mesmo? Além de ficar mais zen, você ainda usufrui de inúmeros benefícios ao organismo! 


4. Chá natural de capim limão para a pele e os cabelos


Você já ouviu falar no chá de capim limão? Ele pode oferecer mais benefícios à saúde do que uma pílula de vitaminas e também é frequentemente usado como aromatizante para alimentos. A bebida ajuda o corpo a se livrar do colesterol, toxinas, gorduras e ácido úrico,  ajuda a baixar a pressão arterial, alivia a retenção de líquidos e é excelente para a saúde da pele e dos cabelos. 


5. Chá de tomilho para aliviar dores de cabeça


O tomilho é uma erva de jardim usada desde os tempos antigos, por apresentar características medicinais e culinárias. Ele é um remédio eficaz para dores de garganta, desconforto gastrintestinal e dores de cabeça. 

Conta pra gente: qual é o seu chá favorito?

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!