30/11/2020

Aprenda a usar espelhos na decoração com as dicas Decohouse!

Para alguns, trata-se de um item indispensável para conferir o visual e a maquiagem; para outros, o objeto não é necessariamente indispensável. No entanto, seja qual for a sua opinião, a decoração com espelhos é uma tendência super criativa e funcional quando falamos de possibilidades de transformação de ambientes.

Isso porque esses objetos agregam noção de profundidade aos espaços, alongando-os visualmente e criando a sensação de espaço – ou seja, a opção perfeita para quem tem pouco espaço em casa, mas não abre mão de um lindo décor.

Para te ajudar a deixar o seu cantinho ainda mais íntimo, agradável e lindo, o blog Decohouse preparou mais um conteúdo exclusivo com dicas práticas de como usar espelhos na decoração e como combiná-lo com outros objetos.

Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o assunto! Vamos lá:

Por que usar espelhos como objetos decorativos?

 

A função clássica dos espelhos você já sabe: no banheiro ou nos quartos, um bom espelho é aquele que permite a visualização nítida de uma parte do corpo, geralmente o rosto, ou dele como um todo, garantindo aquela conferida básica no visual para se certificar de que está tudo dentro do desejado.

No entanto, você sabia que, justamente por essa capacidade de refletir a luz e produzir imagens, podemos utilizar diferentes tipos de espelhos na decoração do nosso lar? O melhor de tudo é que existem inúmeras possibilidades decorativas para se escolher e aproveitar!

Com um bom arranjo de espelhos, é possível criar a sensação de ambiente bem-iluminado, amplo e descontraído. Além disso, dá para aproveitar sua funcionalidade clássica, especialmente quando posicionados estrategicamente em cômodos como o hall de entrada ou a própria sala de estar.

Porém, como você já sabe, qualquer cômodo é um ótimo candidato à renovação, basta aplicar as dicas práticas que deixaremos a seguir, olha só:

Decoração com espelhos redondos: é possível?

É só pensar em espelhos que eles logo vêm à mente em formas retangulares e quadradas, não é mesmo? Esses formatos clássicos são ótimos para quartos, banheiros e paredes de espelhos (dos quais vamos falar mais adiante).

Para explorarmos ao máximo as possibilidades de uma casa bem-decorada, também recomendamos a utilização de espelhos redondos, mais modernos e joviais que as versões quadradas.

As formas arredondadas do objeto criam a sensação de suavidade, por não conterem ângulos retos nas bordas. Além disso, aos adeptos do estilo minimalista e delicado, essa opção, em tamanhos menores, são perfeitos para dar o toque de charme e personalidade ao seu cantinho.

Dê preferência às áreas de convivência comum, como sala de estar, cozinha e área externa, em que o aspecto decorativo é o mais importante. Tamanhos maiores, além de beleza ao décor, também adicionam o toque extra de funcionalidade muito bem-vindo!

Composições com espelhos: explore as possibilidades!

Essa dica é para quem quer explorar a criatividade e deixar o espaço ainda mais personalizado. Invista em pequenas peças de diferentes formatos – redondos, quadrados, hexagonais, geométricos etc – e crie uma composição exclusiva em qualquer parede da sua casa!

A dica é harmonizar as formas e os tamanhos, mesclando maiores e menores, de forma a criar um arranjo orgânico, coerente com o tamanho da parede e do cômodo e que satisfaça o seu estilo de decoração pessoal.

O resultado é um ambiente ainda mais lindo e charmoso!

Como harmonizar espelho e o restante da decoração?

Se você já possui elementos decorativos no cômodo escolhido para receber os espelhos, saiba que não é preciso abrir mão deles! Isso porque é super possível combinar eles com os demais itens do seu lar.

Os móveis, por exemplo, combinam muito bem com diferentes tipos de espelhos. A combinação de um aparador com um espelho emoldurado em cima, por exemplo, é perfeita para a área de estar de qualquer casa.

O melhor de tudo é que, graças à versatilidade, tanto móveis quanto espelhos combinam com qualquer tipo de ambiente, basta observar as proporções entre eles e se o esquema de cores dos objetos combinam entre si, caso haja molduras ou outros trabalhos.

Aliás, não é somente a combinação de móveis e espelhos que é garantia de sucesso: vasos e plantinhas também estão com tudo! O reflexo do verde adiciona ainda mais toques de natureza à composição – ideal para os amantes das good vibes.

Quer investir em plantinhas mas não sabe qual escolher? Felizmente, aqui no blog da Decohouse você encontra um guia sobre as melhores plantas para ambientes domésticos – não deixe de conferir!

Parede de espelhos: amplie visualmente seus espaços preferidos!

Por fim, se o seu cantinho possui limitações de espaço, a parede de espelhos é a solução perfeita para ampliar visualmente o seu espaço preferido. No entanto, é importante ter em mente que a técnica não deve ser aplicada em todas as paredes ou cômodo do lar.

Então, para evitar poluição visual ou gastos excessivos, escolha uma parede de destaque, escolhida estrategicamente para criar o efeito – nossa dica é que seja em um lugar-comum da casa, especialmente a sala de estar, que costuma ser o ambiente mais frequentado e visitado da casa.

Vale lembrar que, para garantir o conforto visual, não escolha uma parede diretamente voltada para a janela, pois o excesso de luminosidade é prejudicial para o seu bem-estar, dos outros moradores e das visitas. Prefira sempre iluminação indireta.

Viu só como transformar a casa com espelhos é simples e pode garantir um resultado final encantador? Se você quiser receber mais dicas úteis e práticas de decoração, não deixe de acompanhar todas as nossas atualizações de conteúdo – por aqui tem sempre coisa nova!

Aproveite mais dicas de como decorar apartamento pequeno e nos vemos no próximo post! Até mais!

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!