10/10/2019

Morando sozinho: como organizar as finanças do mês

Morar sozinho é uma oportunidade para se encontrar consigo mesmo, experimentar um imenso crescimento pessoal e adentrar à vida adulta. No entanto, se você está embarcando nesta aventura pela primeira vez, deve estar com dúvidas relacionadas a como organizar as finanças do mês.

Estabelecer a organização dos gastos é uma tarefa que exige tempo, mas é essencial para uma vida financeira saudável. É preciso arregaçar as mangas! Sendo assim, além de trabalhar, é muito importante organizar o orçamento e direcionar as entradas e saídas de dinheiro. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do artigo! 


Como organizar as finanças do mês com 5 dicas


1) Entradas e saídas


Pode parecer algo bobo, mas a anotação das entradas e saídas faz toda a diferença para aqueles que desejam se organizar financeiramente. Além de sua renda fixa, você costuma fazer freelas? Possui algum tipo de renda extra? Anote tudo! Em um papel ou no bloco de notas do celular, aponte os seus rendimentos e também as suas despesas. Uma dica legal é organizar 4 colunas: entradas fixas (aquele dinheiro que entra todo mês certo), entradas extras (os tais dos freelas), saídas fixas (gastos que você todo o mês, como condomínio, luz, água, etc), saídas extras (blusinhas, décor pro apê, saídas com os amigos).


2) App para organizar as contas no smartphone


Alguns apps ajudam muito na organização do orçamento mensal. O primeiro é o Guia Bolso, que permite conectá-lo com suas contas bancárias, registrar seus gastos e descobrir, com os gráficos, para onde está indo o seu dinheiro. Outra dica de app é o Minhas Economias, que classifica os gastos por categorias, criando gráficos que facilitam na hora de entender para onde o seu dinheiro está indo. 


3) Utilize uma planilha personalizada


Se você gosta de organizar a sua vida pelo computador, que tal utilizar uma planilha super personalizada? Para ajudar você a organizar as finanças do mês, criamos um documento editável, que permite a inserção das informações mais importantes acerca de suas despesas.

Salve a imagem abaixo e imprima para manter sua planilha em dia!

Clique com o botão direito do mouse e vá para “abrir imagem em nova aba”. Depois, clique novamente com o botão direito e vá em “salvar imagem como…”.


4) Dedique um tempo durante a semana para se organizar

Se você cuida de sua saúde, é normal que dedique algumas horas por semana para se exercitar. Se você cuida de sua aparência, é provável que dedique algum tempo durante o mês para fazer skincare ou arrumar o cabelo. Por que a respeito das finanças isso seria diferente? Busque dedicar 30 minutos por semana para avaliar as suas principais despesas e também como gerenciá-las. 


5) Economize uma parte de sua renda todos os meses


No caso de imprevistos, nada melhor do que ter uma reserva de emergência, né?! Por isso, busque economizar todos os meses parte de seu salário para um fundo de reserva. Dessa forma, você ficará muito mais seguro para lidar com mudanças repentinas. 😉

Então, gostou das nossas dicas? Se você possui alguma sugestão para organizar as finanças do mês, comente!

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!