16/10/2020

Decoração sustentável com garrafas decoradas: aprenda a fazer!

Você sabia que é possível reaproveitar itens do dia a dia que geralmente são descartados e demoram centenas de anos para se decompor e transformá-los em artigos decorativos cheios de personalidade, beleza e originalidade?

É o caso das garrafas decoradas: de plástico ou de vidro, elas funcionam muito bem como porta-objetos, vasos, objetos decorativos e muitas outras opções para trazer mais aconchego, beleza e simplicidade ao seu cantinho.

Sabe o que é melhor? Além de obter uma peça super conceitual, delicada e linda, você ainda contribui com a natureza, deixando de descartar e produzir materiais potencialmente poluentes, dando nova cara, função e vida a eles!

Para te ajudar a mergulhar no universo da decoração sustentável, o blog Decohouse preparou um guia prático com as melhores dicas para você montar suas próprias garrafas decorativas!

Então, acompanhe a leitura e conheça o passo a passo do processo, além das nossas ideias para você se inspirar e deixar o seu cantinho de cara nova – e do seu jeito! Vamos lá:

Primeiro passo: que materiais posso usar?

Para a decoração das garrafas, você precisa, primeiramente, pensar nos adereços, tecidos e materiais que constituirão a sua obra de arte. A escolha não precisa ser complicada e, seguindo a linha eco-friendly, você pode utilizar os materiais que já possui em casa.

Recortes de tecido daquela roupa velhinha, sobras de papel de embrulho do presente daquela pessoa especial, tinta para artesanato, miçangas e quaisquer outros materiais que chamem a sua atenção e combinem com o seu estilo.

Não sabe qual estilo mais combina com você? Temos um conteúdo inteiramente dedicado ao assunto – não deixe de conferi-lo depois de aproveitar as dicas sensacionais deste post!

De volta aos materiais, você só vai precisar da quantidade necessária para decorar o número de garrafas que pretende transformar. Uma dica é apostar no efeito mosaico, encaixando diferentes tipos de materiais, criando texturas, formas abstratas e um conceito totalmente revisitado.

Caso prefira algo mais minimalista, você pode escolher, por exemplo, tiras de tecido como renda ou malha, tomando os devidos cuidados para não deixá-los enrugados, prejudicando o acabamento final.

Outra dica é aproveitar-se das épocas temáticas – o Natal, por exemplo, ou aniversários – para criar peças que criem o clima festivo e aconchegante por toda a casa! Apostar nas cores, escritas e padrões também garante o sucesso da decoração.

Aliás, as cores são uma ótima forma de trazer mais vida ao cômodo – as opções vibrantes se tornam as estrelas do décor, enquanto que as neutras e pastéis funcionam como o complemento perfeito, trazendo a sensação de equilíbrio e conforto ao seu canto.

Que tal, também, adicionar suas frases preferidas às garrafas? Assim, elas tornam-se belas opções de decoração para o quarto e para a sala, criando o clima de aconchego, receptividade e afeto ideal para receber amigos, família, pessoas especiais e até mesmo curtir a própria companhia.

Guia prático para decoração de garrafas

E aí, vamos a passo a passo? Agora que você já sabe como inspirar-se para construir seu próprio modelo, vamos ao guia de como fazê-lo da forma correta, segura e muito prática, olha só:

Passo 1: Higienizar a garrafa

Para dar início aos trabalhos decorativos, é importante que as garrafas selecionadas estejam completamente higienizadas, para evitar mau-cheiro e prolongar a vida útil da sua decoração.

Para isso, lave-as bem com água e sabão e espere até que elas estejam completamente secas antes de começar a decoração. Vale lembrar que garrafas PET e de vidro precisam ser colocadas de cabeça para baixo para evitar água parada.

Feito isso, elas estão prontas para os próximos passos!

Passo 2: Construindo a base

Depois de limpas e cheirosas, as garrafas estão prontas para receber o acabamento de base, que pode ser feito com tinta acrílica, cola de artesanato ou pedaços de papel, revista ou jornal.

Ter uma base uniforme é importante pois plástico e vidro são materiais com pouca aderência. Sendo assim, a base faz com que a decoração fique intacta por muito mais tempo, sem falar que o resultado final fica ainda melhor!

Caso opte pela tinta, dê preferência à base branca ou preta, dependendo da cor predominante do restante do trabalho, para dar ênfase maior aos detalhes. Aplique a tinta até que toda a superfície esteja coberta e espere-a secar.

Passo 3: Hora de soltar a criatividade!

Esse é o momento de colocar em ação todas as nossas dicas anteriores: cores, texturas, materiais… A junção de todos esses elementos resultará na obra de arte final, criada e assinada por você! Aliás, por que não adicionar sua própria assinatura na peça? Assim, ela fica ainda mais personalizada.

Por fim, basta ajustar os detalhes finais, esperar tintas e colas secarem e está pronta a mais nova adição para a decoração do seu lar! Procure combiná-las com elementos preexistentes, como quadros, porta-retratos, outros vasos – são infinitas as possibilidades de combinação!

E então, o que achou do nosso tutorial? Para receber mais dicas de decoração sustentável, acompanhe as nossas atualizações semanais de conteúdo – por aqui tem sempre algo novo! Agora, que tal descobrir como deixar o seu lar ainda mais receptivo? Aproveite a leitura e nos vemos no próximo post!

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!