02/10/2020

Decoração de casa: dicas para um lar lindo e aconchegante

A todo momento imprimimos nossa identidade pessoal nos espaços em que habitamos e convivemos. A decoração de casa, do escritório e dos lugares onde mais passamos o nosso tempo são uma forma que encontramos de tornar esses ambientes mais aconchegantes e com o nosso jeitinho.

Para além disso, um toque pessoal é a combinação de estilos, preferências, influências e muito amor, que se juntam na hora de nos inspirar a decorar nossos lugares preferidos.

A decoração do lar é uma atividade incrível e muito empolgante – um verdadeiro exercício de inspiração poética! –, seja para aqueles que passaram a morar sozinhos no primeiro AP e não têm muita experiência no assunto ou para quem está pensando em reformar a casa e quer ficar por dentro das novas tendências do setor.

Pensando nisso, o post de hoje traz dicas de decoração especialmente pensadas para que você possa deixar o seu cantinho lindo, moderno e acolhedor, sem deixar de lado o toque pessoal que faz total diferença na hora de decorá-lo.

Acompanhe a leitura para saber mais e surpreenda-se com dicas práticas e fáceis para deixar a decoração de casa a sua cara!

Observando os cômodos: o trabalho antes do trabalho

O trabalho de decoração vai muito além da seleção aleatória de móveis, peças, artigos de decoração e cores de tinta. Na verdade, existe todo um processo por trás e que deve ser pensado antes que você inicie a decoração ou a reforma da sua casa ou apartamento.

Dentre os fatores mais importantes estão o tamanho dos cômodos, as proporções, o pé direito (altura), a disposição dos cômodos na casa, a iluminação, a temperatura média durante as estações e muitos outros.

Além disso, é muito importante que você entenda a vibe, isto é, a sensação que você quer transmitir, de cada cômodo, tanto para os moradores quanto para os visitantes. Dê uma olhada nessa descrição que fizemos da vibe de cada cômodo:

  • Sala de estar

Esse cômodo mescla entretenimento e descanso. É o local onde você se reúne com o parceiro/a para assistir um filminho, passar um tempo juntos e descansar no sofá.

Também é o principal centro de convivência do lar, onde você recebe os amigos. Por isso, atenção extra aos detalhes é um fator diferencial.

  • Cozinha

Praticidade e beleza são as palavras-chave para descrever a vibe da cozinha. Assim como a sala de estar, é um dos lugares mais vistos e chamativos. Mais do que isso, a cozinha é um cômodo repleto de amor e cuidado: é lá onde você prepara suas refeições, drinks, e o sagrado cafezinho de toda manhã.

Por esse motivo, a cozinha tem que ser – além de muito bonita e estilosa – prática, para que possa fazer seus afazeres de forma eficiente e confortável.

  • Quartos

Os quartos devem transmitir uma vibe de personalidade e conforto. O quarto é o lugarzinho especial de cada morador e precisa refletir de alguma maneira esse senso de identidade pessoal.

Da mesma forma, em alguns lares as pessoas passam muito tempo em seus quartos, sem falar que é o espaço que utilizamos para descansar depois de um dia cheio. Por isso, prezamos muito pelo conforto!

  • Banheiro

 

Engana-se quem pensa que o banheiro não transmite nenhuma sensação por ser o ambiente menos utilizado do lar. Muito pelo contrário, é no banheiro em que aliviamos as tensões do corpo e nos revigoramos do cansaço!

Por isso, o banheiro é o cômodo mais good vibes da casa e do apartamento. Se não é, investir em uma decoração que transmita essa sensação é uma dica importante.

  • Área externa

Versatilidade é a palavra de vez. Por se tratar de um lugar em que diversas atividades acontecem: lazer, área de serviços, churrasqueira etc, a área externa é um lugar extremamente versátil – e que precisa de tanto valor quanto a parte interna da casa.

Estilos – qual combina com você?

Depois de observar os aspectos físicos e a vibe do ambiente que você deseja decorar, é hora de pensar no aspecto mais importante do projeto: o estilo.

É esse o momento em que você acrescenta seu toque pessoal ao projeto, escolhendo o estilo que mais combina com você, porque é ele que determina a paleta de cores, o tipo de móveis, os objetos decorativos, enfim, todos os elementos da decoração!

Não sabe qual seu estilo? Sem problemas, te contamos os 3 estilos que mais estão em alta atualmente:

  • Minimalista: simples, contemporâneo e sofisticado, o estilo minimalista é ideal para aqueles que gostam de um visual mais clean, sem excessos de objetos e cores neutras ou pastéis;
  • Industrial: esse estilo é a junção do rústico e do moderno. Inspirado nos ambientes das fábricas, o estilo industrial é marcado pelo uso de materiais como concreto, alumínio e metais em geral;
  • Boho: o boho – tão amado por nós – implica na união de diversos estilos, trazendo seus principais elementos. Encontramos traços do hippie, étnico, folk, vintage e até mesmo do estilo romântico. Apresenta toque rústico, destacando o conforto e a despretensão.
 

Vale lembrar que a combinação de estilos também é uma alternativa, afinal de contas, o importante é que o ambiente fique a sua cara!

Dicas de decoração – mãos à massa!

 

Agora que você já está por dentro de todos os processos que antecedem a etapa prática da decoração de ambientes, é hora de colocar a mão na massa com as dicas incríveis que preparamos para você decorar sua casa, apartamento ou aquele espaço que precisa de um retoque.

  • Pintura – cores e texturas

A pintura melhora o acabamento e a uniformidade das paredes, além de adicionar o elemento da cor que, como sabemos, transmite sensações e vibes. Ou seja, é um aliado prático e efetivo da decoração de casas.

Nossa dica é apostar em novas cores e tons, sempre observando o cômodo que está sendo decorado – para o banheiro, por exemplo, tons pastel e terrosos estão em alta e são ótimas pedidas.

Outra ideia muito criativa é desenhar linhas e formas geométricas com a ajuda de fita adesiva, que mantém as linhas retas e bem acabadas. Para os audaciosos, aventurar-se em desenhos à mão livre como formas abstratas também é uma dica bacana.

  • Quadros decorativos – dando vida às paredes

Os quadros decorativos fazem parte de uma tendência mais atual de decoração cujo objetivo é inspirar por meio de fotos e frases motivacionais e preencher espaços em estantes, balcões e outras superfícies.

Pendurar mensagens emolduradas em quadros é ideal para dar um up naquela parede branca ou sem graça. Para isso, aposte em imagens e ilustrações que mostrem a sua personalidade e mensagens que façam sentido /tenham um significado especial, que dão destaque e revitalizam o ambiente. Legal, não é mesmo?!

  • Plantas – verde é o novo cool

Se você é amante da natureza ou quer trazer um pouco mais de vida para dentro daquele cômodo opaco ou daquele ambiente mais formal – tipo o escritório –, saiba que há uma forte tendência em usar plantinhas como decoração!

Algumas espécies se adaptam muito bem ao ambiente doméstico, seja em casa ou apartamentos, como é o caso das suculentas: lindinhas, pequenas e estilosas.

Caso você não seja uma pessoa com habilidades com plantas, opte por espécies de fácil manutenção, como a jiboias (super fácil de cuidar), peperômias e zamioculcas.

  • Artesanato – faça você mesmo!

O artesanato, também conhecido como DIY (do inglês do it yourself, ou “faça você mesmo”), é outra dica infalível para adicionar um toque decorativo especial e charmoso para os cômodos das casas.

 

Com materiais simples, como barbantes, palitos de sorvete, tinta colorida, cola quente e diversos outros, você mesmo pode fazer objetos como caixas multiusos, portas-chaves e até mesmo imãs de geladeira! É ou não é uma técnica prática de decoração!?

Viu só como é fácil decorar seu ambiente favorito e deixá-lo cheio de personalidade, afeto e carinho? Não deixe de acompanhar todas as nossas postagens para conferir essas e muitas outras dicas de decoração! Mãos à obra e até a próxima!

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!