09/10/2019

Como aliviar o estresse: 5 dicas para equilíbrio emocional

Em meio a rotina agitada, como aliviar o estresse é uma pergunta frequente entre os jovens e adultos. A rotina exaustiva que permeia a sociedade atual e o perfil multitarefa da Geração Y (pessoas nascidas a partir dos anos 80) ocasionam muitas vezes a sobrecarga emocional.

Os adultos nascidos entre 1980 e 2000 cresceram com múltiplas informações ao seu redor e com o amplo desenvolvimento à tecnologia, fazendo com que se tornassem ansiosos e, muitas vezes, sobrecarregados fisicamente e emocionalmente. 

Felizmente, pequenas mudanças na rotina podem contribuir para a melhora no equilíbrio emocional, proporcionando uma vida ainda mais feliz e relax

Quer saber mais? Siga a leitura do artigo e acompanhe 5 dicas para aliviar o estresse.


5 dicas que ensinam como aliviar o estresse


1) Desconecte-se


Você já refletiu em relação ao tempo que passa em frente às telas? Vamos fazer um cálculo rápido: se você trabalha em um escritório, provavelmente utiliza um computador para trabalhar. Desta forma, cerca de 8 horas de seu dia certamente serão em frente a uma tela. Além disso, é muito provável que você tenha redes sociais. Estudos indicam que no mundo todo, as pessoas gastam quase 150 minutos por dia nas redes sociais. No Brasil, os números são ainda mais elevados: 225 minutos por dia nas redes.

Desta forma, estaríamos destinando aproximadamente 11 horas de nosso dia com redes sociais, e-mail, WhatsApp, Netflix, sites em geral. Por mais divertido que pode parecer, a rotina em frente às telas é exaustiva. Ao chegar em casa, permita-se desconectar: cozinhe, leia um livro, regue as suas plantas, cante no chuveiro. Menos tempo conectado é sinônimo de mais tempo fazendo o que você gosta.


2) Pratique a atividade física que você gosta


Você já deve estar cansadx de saber que a prática de exercícios físicos é essencial. No entanto, nós sabemos que determinadas atividades podem ser entediantes. Descubra novas modalidades, arrisque-se! A musculação é muito importante para a nossa saúde, no entanto, existem inúmeras outras atividades a nossa disposição. Experimente andar de bicicleta no parque, praticar yoga, fazer funcional, dançar em uma escola, fazer luta ou patinação. Movimente-se! 


3) Medite


A meditação é uma ferramenta valiosa para o alcance do equilíbrio e do bem-estar. Com a prática diária das técnicas, é possível aumentar a concentração e diminuir a ansiedade. No YouTube, encontramos diversos vídeos com meditação guiada. Além disso, você também pode procurar casas de Yoga em sua cidade e fazer aulas presenciais.  Aqui no blog temos um artigo que fala sobre isso, clique aqui para ler.


4) Use florais


O princípio dos florais consiste em compreender que as doenças – físicas e emocionais – surgem a partir do desequilíbrio emocional, que altera a nossa energia. Desta forma, existem inúmeros tipos de florais – medicamentos a base de plantas e flores – que ajudam a lidar com diferentes tipos de problemas, como por exemplo o estresse, a ansiedade, entre outros problemas frequentes em nossa sociedade. 


5) Busque apoio emocional


Como vimos, existem diferentes ferramentas que contribuem para que possamos nos reconectar com o nosso “eu interior”. No entanto, não podemos nunca nos esquecer da importância de contar com profissionais especializados – os psicólogos. Eles são essenciais para preservar o equilíbrio emocional e também para nos auxiliar na busca de respostas que encontram-se em nosso “eu interior”. 

Além de todas essas dicas, coisas que sempre resolvem e são perfeitas para desopilar: fazer uma trip de final de semana, curtir momentos alegres com a família, descontrair com os amigos e, na real, tudo aquilo que nos faz mais felizes. Tire um tempo para você e good vibes only! 

Então, gostou das nossas dicas? Comente!

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