Casa decorada: ideias criativas para todos os cômodos!

Ter uma casa decorada vai muito além de organizar objetos, pintar paredes, mudar móveis de lugar e pendurar quadros na parede. A decoração é uma forma de expressão, de identidade e de transmitir, por meio de objetos e elementos físicos, sentimentos, sensações e good vibes.

Se você é da turma que ama personalizar cada detalhe possível do seu cantinho, saiba que aqui é o lugar certo! O blog da Decohouse é dedicado a inspirar simplicidade e afeto por meio da (de)coração e dos aspectos que envolvem essa forma de arte.

Adicionar toques pessoais nas paredes, sofás, estantes, quartos, salas e afins é, também, um processo de autoconhecimento e autocuidado – afinal, se o nosso lar é a expressão de quem somos, nada melhor que cada pedacinho dele reflita parte da nossa personalidade, nossas preferências e estilo pessoal.

Pode até parecer complicado ou confuso mergulhar no mundo do décor. Mas, saiba que, por meio de ações simples, é possível dar os primeiros passos em direção a esse universo de afetos, beleza e muita originalidade!

Pensando nisso, preparamos algumas dicas essenciais para você começar o projeto de transformação do seu lar, além das melhores ideias para se encantar e suspirar – tudo muito prático, econômico e super estiloso! Ficou curioso(a)? Acompanhe a leitura e saiba mais:

Dicas para decoradores amadores: o que é preciso saber?

Quando a vontade de mudar o visual de casa surge, é quase impossível controlá-la, não é mesmo? Porém, o conselho da Decohouse é: antes de colocar a mão na massa, separe um tempinho para pensar em uma espécie de projeto – um guia para te ajudar a obter o resultado perfeito.

Não precisa ser nada elaborado, um esboço já é o suficiente! A proposta é ter um direcionamento para minimizar as chances de frustrações e resultados inesperados – e acabar tendo que refazer todo o trabalho.

Dúvidas em como se organizar? Olha só o manual de dicas infalíveis que preparamos especialmente para você:

  • Comece aos poucos – a pressa é inimiga da perfeição!

Nossa primeira dica é a mais essencial também: não tenha pressa. Sim, nós sabemos que é muito difícil controlar a ansiedade de querer ver o seu cantinho todo renovado e cada vez mais a sua cara, no entanto, pense que a pressa, nesses momentos, de nada tem a colaborar para o resultado final, pelo contrário!

É importante estabelecer um ritmo gradual e condizente com os seus próprios horários (aos fins de semana, por exemplo). Assim, você terá tempo de avaliar todo o trabalho feito no meio-tempo, repensar a compra de certas peças, trocas as cores etc.

  • Espaço não é um fator limitante

Para quem tem criatividade, espaço (ou a falta dele) não é um fator limitante, embora seja algo que precisa ser considerado, especialmente se a inclusão de móveis fizer parte dos seus planos decorativos.

A funcionalidade é um dos principais fatores a serem considerados quando o assunto é décor. Isso porque é ela que garante o equilíbrio perfeito entre estética e praticidade, entre teoria e prática.

Hoje em dia já existe uma grande variedade de móveis e composições especialmente pensados para ambientes com limitações de espaço – ou seja, boa notícia para quem mora em casa ou AP pequeno!

Se esse é o seu caso, você pode conferir algumas dicas extras no nosso post exclusivo sobre decoração econômica de apartamento pequeno – não deixe de conferi-lo também!

  • Invista no seu jeitinho de ser

Como você já sabe, decoração também é autoexpressão – é trazer à vida detalhes que fazem diferença no seu jeito de ser e, para isso, nada melhor que apostar em elementos para uma composição que é o match perfeito com o seu estilo!

É a junção de todos os elementos que compõem o seu estilo pessoal que fazem toda a diferença e podem ser explorados por meio dos vários estilos de decoração que existem, do clássico ao contemporâneo, do rústico ao juvenil.

Ideais criativas para se inspirar e suspirar!

A teoria é importante, mas nada substitui a prática, certo? Então, hora de colocar a mão na massa! Mas, antes, olha só a seleção de ideias da Decohouse para te inspirar no projeto:

Parede de quadros – mosaico de lembranças e afetos

Que tal construir uma parede de quadros em diferentes tamanhos, criando uma composição em forma de mosaico onde estão exibidas memórias de momentos especiais, retratos de pessoas amadas, frases de inspiração e muito mais?

O segredo desse tipo de decoração é trabalhar com as proporções – como as diferentes peças de um quebra-cabeças que geram um resultado incrível no final! Selecione quadros de tamanhos variados, cores e estilos diferentes (fotos, estampas, frases etc).

Em relação ao ambiente de aplicação, a escolha é muito pessoal. Mas, de forma geral, é possível criar mosaicos em praticamente todos os cômodos do seu lar, exceto as áreas expostas à chuva e intempéries.

Plantinhas – quanto mais verde, melhor!

 

Nós da Decohouse amamos a natureza! O verde, a vida, as paisagens e as sensações que elas transmitem são indescritíveis e, com certeza, também proporcionarão tudo isso ao seu espaço. Ou seja, não há motivos para não investir em pelo menos alguns desses seres cheios de vivacidade e harmonia!

Nossa dica é criar composições mais simples e posicioná-las em locais estratégicos, como em cima da mesa, nos cantos do ambiente ou até mesmo suspendê-las nos tetos com estilosos e modernos suportes em macramê e estantes de plantas.

Em relação ao tipo de plantinha, existem espécies super adaptadas a ambientes domésticos, como suculentas, cactos, jiboias e as famosas samambaias. O ideal é fazer uma pesquisa detalhada para garantir os cuidados adequados à sua companheira de casa.

Decoração geométrica – a tendência da quarentena

Fita adesiva e tinta de parede são os principais ingredientes para criar uma parede decorada com essa tendência que se popularizou durante a quarentena. Trata-se de um procedimento simples, mas cujos resultados são encantadores!

O efeito cria texturas e contrastes de cores que se balanceiam, criando um efeito único e que traz destaque à parede que recebe o acabamento. Em relação às cores, é importante dosar a intensidade e a paleta conforme a vibe do cômodo – geralmente, mais sóbrias nas áreas de convivência.

Porém, vale ressaltar que não há nada de errado em apostar em cores vibrantes e quentes para espaços como a sala ou a cozinha – afinal, estamos falando de personalização, e nada melhor que um lar que reflete a personalidade de seu dono(a).

Iluminação natural – deixe a luz entrar

Você sabia que a iluminação também pode funcionar como um elemento decorativo? E, quando ela entra em jogo, a unanimidade é certa: deixe a luz do sol entrar! Ela é sinônimo de vida e saúde para todos os moradores da casa – humanos, animais e plantinhas.

Sendo assim, privilegie a entrada da luz solar por meio de cortinas claras e de tecido leve – que garantem a privacidade sem que você precise abrir mão das energias vindas do sol. Outra dica é pintar as paredes das áreas mais iluminadas com cores claras, que refletem melhor a luz e mantêm o cômodo fresco e iluminado o dia todo.

Viu só como não é difícil deixar sua casa decorada, estilosa e super original? Você pode continuar explorando essas possibilidades no post “Decoração de casa: dicas para um lar lindo e aconchegante”, aqui mesmo no blog. Acompanhe todas as nossas atualizações para mais dicas de amor e cuidado para o seu cantinho!

Até mais!

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!