5 temas práticos para decorar a sala com quadros combinados

Se você já fez perguntas para si mesma como: “será que esse quadro combina com o meu sofá?”, ou “se eu comprar esse quadro, vai ficar bacana na minha sala?”, este post é para você! Neste artigo, nós vamos te mostrar como combinar quadros na sala para deixar seu espaço ainda mais interessante.

Podemos avisar de antemão que essa é uma tarefa muito simples. Pois, com as dicas que você verá a seguir, com certeza conseguirá visualizar como seu ambiente ficará depois da transformação.

Afinal, com tantas opções de quadros, desde com a temática da natureza, até os abstratos, geométricos e vintage, é importante ter uma noção prévia de qual desses estilos é ideal para agregar positivamente no cômodo.

Confira agora os estilos de quadros mais usados na decoração contemporânea e escolha a que mais combina com você.

Top 5 temas mais queridinhos para decorar a sala de estar

A sala de estar é um ambiente de descontração, socialização e, claro, descanso. É um dos cômodos mais queridinhos da casa, justamente pelo caráter social e despojado – afinal, é onde recebemos as visitas, assistimos TV ou passamos um tempo em família.

Por isso, a decoração desse ambiente deve ser coerente com o mood que ele apresenta, e quando o assunto é composição de quadros, algumas escolhas de temas podem ser mais adequadas para dar um toque a mais de charme às paredes do cômodo.

Confira algumas opções de temas para deixar sua sala mais aconchegante e com a sua cara!

1. Composições com temática de natureza

Usar elementos da natureza na sua sala pode trazer sentimentos benéficos para o corpo e para a alma, como a tranquilidade, relaxamento e paz interior.

No entanto, antes de escolher o quadro que você colocará no cômodo, é válido fazer uma análise crítica sobre o visual completo, evitando que o espaço acabe se transformando em uma verdadeira floresta.

Os quadros no estilo Natureza unem as beleza naturais do planeta com estampas que vão desde palmeiras até paisagens de desertos e praias. Assim, é possível escolher a arte que mais combina com os outros componentes da sala.

Por exemplo, se o seu ambiente possui tons terrosos e escuros, vale a pena usar quadros com tons esverdeados para dar contraste. Dessa forma, você não polui visualmente e ainda dá um toque de bom gosto.

2. Composições abstratas – para quem adora um conceito artístico!

Se você ainda deseja implementar aspectos da natureza porém com uma pegada contrária àquela que você viu anteriormente, precisa conhecer os quadros abstratos.

Hoje em dia, disponíveis em material super versátil chamado MDF, os quadros abstratos são perfeitos para dar um charme mais instigante no ambiente.

Além de visuais que remetem à natureza, a arte abstrata também pode trazer elementos que remetem às grandes cidades e os sentimentos mais profundos. No entanto, há um certo cuidado ao escolher esse tipo de quadro para sua sala, pois a arte precisa conversar com os outros componentes do cômodo, como o sofá, tapete, mesa de centro, entre outros.

Se você tem móveis com linhas retas e minimalistas, por exemplo, pode optar por quadros abstratos geométricos. Já se seus móveis possuem curvas arredondadas, é indicado os quadros geométricos com desenhos orgânicos. Falando em quadros geométricos, confira a próxima tendência.

3. Composição geométrica – a tendência das arestas

Se você procura implementar modernidade e um visual minimalista na sua sala, a escolha ideal são os quadros geométricos, tendo em vista que suas linhas retas e curvas remetem à arquitetura mais moderna dos grandes arquitetos.

Os quadros geométricos combinam muito bem em salas com móveis sem curvatura e objetos lineares. Além disso, com suas variadas impressões, você tem a liberdade de proporcionar os mais diferentes ares ao ambiente, como descontração, diversão e até sofisticação.

Os quadros geométricos também trazem harmonia para a sala e, ao aproveitar a geometria já existente no espaço, você consegue acrescentar novas nuances, explorando ao máximo sua essência.

4. Vintage: estilo que perdura décadas

Provavelmente você já tenha visto a decoração vintage em uma sala e talvez nem se deu conta que se tratava desse estilo.

Cada vez mais presente em variados ambientes da casa, a tendência vintage se encaixa muito bem em diversos gostos, pois se subdivide em diferentes estilos: vintage romântico, old school e até mesmo o rock ‘n roll – onde elementos do rock dos anos 60 são incorporados nos acessórios, quadros e outros objetos.

Incrementar os quadros vintage no seu ambiente também segue sem limites. Aqui você pode liberar a criatividade e expressar seu sentimento por meio de figuras icônicas da história.

Por fim, com esse estilo você consegue misturar cores marcantes com cores claras, móveis baixos com móveis alongados, figuras da história com personalidades da música, entre outros. A atitude e personalidade andam juntas, sendo a dupla perfeita para uma boa decoração clássica.

5. Composições com ilustração: um toque cool

Os quadros com ilustrações são ideais para salas que permitem uma descontração a mais. Com impressões de figuras da cultura pop como David Bowie até Salvador Dali, você agrega novas camadas ao ambiente.

Ou seja, você garante um ambiente que instiga a inspiração, transformando-o em um local perfeito para reunir os amigos, ler um livro instigante e até mesmo passar bons momentos com a própria companhia.

O conceito de “ficar em casa é o novo sair”, segundo matéria da Casa Vogue sobre as tendências para 2020, serve para transformar o ambiente em espaços que permitam o lazer e entretenimento. Assim, os quadros com ilustrações são perfeitos para trazer um sentimento mais convidativo ao cômodo.

A arte, na verdade, abre portas para experiências inspiradoras, fazendo com que a nossa própria sala seja o cenário dos nossos momentos mais marcantes.

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião, sugestão ou pergunta, nós queremos saber! Além disso, compartilhe este post nas suas redes sociais para outras pessoas conhecerem os variados estilos de quadros e deixarem o ambiente da sala ainda mais interessante. Até o próximo post!

Produtos do Post


O que você achou do post? Comente aqui :)


Posts relacionados

Assine nossa newsletter

Fique por dentro de todas as novidades e super dicas de decoração!

Inscreva-se no nosso canal

Lá tem dicas e tutoriais DIY que você vai amar!